Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/999131
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pesca e Aquicultura - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: PEDROZA FILHO, M. X.
BARROSO, R. M.
FLORES, R. M. V.
SILVA, A. P. da
Additional Information: MANOEL XAVIER PEDROZA FILHO, CNPASA; RENATA MELON BARROSO, CNPASA; ROBERTO MANOLIO VALLADAO FLORES, CNPASA; ADRIANO PRYSTHON DA SILVA, CNPASA.
Title: Modelos associativos como estratégia de inclusão produtiva para pequenos piscicultores.
Publisher: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014.
Pages: 52 p.
Series/Report no.: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 6).
Language: pt_BR
Description: A implementação de estratégias visando à inclusão produtiva de pequenos produtores rurais tem merecido uma atenção especial nos últimos anos. Entende-se como estratégias de inclusão produtiva todas as iniciativas capazes de melhorar o desempenho dos produtores dentro de uma cadeia produtiva, podendo-se incluir desde a implementação de cooperativas e organizações de produtores (visando ganhos de escala) até as iniciativas de diferenciação dos produtos por meio de selos e certificações.Dentre estas estratégias merece destaque as ações visando reagrupar os produtores em uma organização que pode se apresentar sob a forma de diferentes estruturas (cooperativas, associações, consórcios, etc.). Neste contexto, resultados de projeto de pesquisa desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura no estado de Tocantins apontaram a necessidade de se priorizar o desenvolvimento de modelos associativos para pequenos piscicultores, visando a melhor inclusão destes no mercado. Assim, esta publicação visa analisar modelos exitosos de associações de pequenos piscicultores passíveis de ser aplicados não apenas por produtores do Tocantins, mas também de outras regiões do Brasil. Mais do que propor modelos a serem fielmente reproduzidos em sua integralidade, o objetivo aqui é descrever os principais fatores que determinam o sucesso destas associações de produtores. Tendo em vista as diferenças inerentes à piscicultura praticada de forma coletiva e individual, e suas implicações sobre o modo de organização dos piscicultores, o documento irá apresentar dois modelos associativos, sendo cada um voltado para um dos referidos sistemas de produção. As informações aqui apresentadas poderão contribuir para a orientação de políticas públicas voltadas para a inclusão de pequenos piscicultores. Vale destacar igualmente o caráter exploratório deste documento, haja vista a carência de estudos sobre modelos associativos específicos para pequenos piscicultores. O apoio institucional, assim como a fase de "incubação" das associações, constituem elementos fundamentais comuns aos dois modelos associativos estudados. Neste sentido, fica clara a importância de oferecer algum tipo de suporte às associações, sobretudo durante sua fase de implantação. No entanto, independente da forma como este suporte será oferecido, é importante que os associados sejam ativos neste processo, participando das tomadas de decisão referentes à definição, planejamento e implementação das ações.
Thesagro: Peixe
Piscicultura
Associativismo
Produção pesqueira
Pequeno produtor
Data Documento: 2014-11-04
ISSN: 2358-6273
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPASABPD6.pdf8,89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace