Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/958561
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Mai-2013
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RODRIGUES, B. H. N.
ANDRADE, A. C.
MAGALHAES, J. A.
Informaçães Adicionais: BRAZ HENRIQUE NUNES RODRIGUES, CPAMN; ALEX CARVALHO ANDRADE, UESPI; JOAO AVELAR MAGALHAES, CPAMN.
Título: Teores de proteína bruta, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido de cinco gramíneas tropicais irrigadas e adubadas em Parnaíba, Piauí.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Páginas: 20 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 100).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) de cinco gramíneas sob diferentes níveis de irrigação e adubação nitrogenada nas condições edafoclimáticas dos Tabuleiros Costeiros do Piauí. O trabalho foi conduzido na área experimental da Embrapa Meio-Norte em Parnaíba, Piauí, em Neossolo Quartzarênico Órtico Típico. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 3 x 4, com três repetições, sendo cinco gramíneas (capim-tangola, híbrido do capim-angola, Brachiaria mutica e do capim Tanner grass, Brachiaria arrecta; capim-marandu, Brachiaria brizantha; capim-mombaça, Panicum maximum; capim-andropógon, Andropogon gayanus e capim-digitaria, Digitaria ssp.), três níveis de irrigação (80%, 50% e 20% da evaporação do Tanque Classe A (ECA)), que corresponderam a 819 mm, 511 mm e 204 mm de aplicação de água e quatro níveis de nitrogênio (100 kg ha-1 ano-1; 250 kg ha-1 ano-1; 400 kg ha-1 ano-1 e 550 kg ha-1 ano-1). Os capins digitaria e marandu apresentam os maiores teores de PB e os menores de FDN. A Brachiaria brizantha cv. Marandu também apresenta o menor teor de FDA. Os teores de proteína bruta são proporcionais aos níveis de nitrogênio. Os teores de FDN e FDA não são afetados pela adubação nitrogenada. A menor lâmina de irrigação produz os menores teores de FDN e FDA, porém, com maior repercussão no teor de PB.
Thesagro: Pastagem
Irrigação
Adubação
Bromatologia
Ano de Publicação: 2011
ISSN: 1413-1455
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim100Teoresdeproteinabrutafibra.pdf162,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace