Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/950768
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2012
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: JESUS, I. R. D. de
COSTA, J. R. P. F. da
FAE, V. A.
TAVARES, S. C. C. de H.
SILVA, C. R. da
Additional Information: IGOR ROSA DIAS DE JESUS, CNPS; JULIO ROBERTO PINTO F DA COSTA, CNPS; VERAMILLES APARECIDA FAE, CNPS; SELMA CAVALCANTI CRUZ DE H TAVARES, CNPS; CAIO RODRIGUES DA SILVA, ESTAGIÁRIO CNPS.
Title: Avaliação de impactos socioeconômicos, ambientais e de conhecimento da tecnologia de otimização da videira na Zona da Mata de Pernambuco.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2012.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 208).
Language: pt_BR
Keywords: Videira
Cultivo da videira
São Vicente Férrer
Description: O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação dos aspectos econômicos, sociais, ambientais e de conhecimento para a tecnologia de otimização do cultivo da videira na Zona da Mata de Pernambuco. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa e, dentre outros elementos, inclui a capacitação dos agricultores e utilização de técnicas de manejo fitotécnicas e fitossanitárias. A metodologia utilizada foi a ESAC. Para a aferição das partes econômica, ambiental e social, foram aplicados questionários para os viticultores locais, segundo os padrões Ambitec-Agro e Ambitec-Social. Para aferir os aspectos relativos ao conhecimento, foram utilizados questionários com os próprios pesquisadores do projeto. Constatou-se que a utilização das técnicas de otimização do cultivo apresentou impactos positivos nos quatro aspectos analisados. Os principais beneficiários desta tecnologia são os pequenos produtores dos municípios de São Vicente Férrer, Macaparana e dos seus entornos, no estado de Pernambuco. Todos os viticultores têm adotado algum dos manejos recomendados pelo projeto desenvolvido pela Embrapa como base na experiência exitosa de seus colegas viticultores. A partir deste fato, pode-se considerar que a tecnologia foi apropriada pelos viticultores na região, o que endossa a percepção dos impactos positivos proporcionado ela tecnologia.
Thesagro: Uva
Data Documento: 2013-02-25
ISSN: 1678-0892
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD208ImpactoVideira.pdf789,47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace