Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/938795
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 5-Nov-2012
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: GODOY, C. V.
UTIAMADA, C. M.
MEYER, M. C.
CAMPOS, H. D.
PIMENTA, C. B.
BORGES, E. P.
SIQUERI, F. V.
NUNES JUNIOR, J.
SILVA, L. H. C. P. da
SATO, L. N.
MADALOSSO, M.
VOLF, M. R.
BARROS, R.
BALARDIN, R. S.
MONTECELLI, T. D. N
CARLIN, V. J.
Informaçães Adicionais: CLAUDIA VIEIRA GODOY, CNPSO; CARLOS M. UTIAMADA, TAGRO - Londrina, PR.; MAURICIO CONRADO MEYER, CNPSO; HERCULES D. CAMPOS, FESURV; CLÁUDIA B. PIMENTA, Emater-GO; EDSON P. BORGES, Fundação Chapadão; FABIANO V. SIQUERI, Fundação Mato Grosso; JOSÉ NUNES JUNIOR, CTPA; LUIS HENRIQUE C. P. DA SILVA, FESURV; LUIZ NOBUO SATO, TAGRO; MARCELO MADALOSSO, Instituto Phytus; MARCELO R. VOLF, Dalcin Planejamento Agropecuário; RICARDO BARROS, Fundação MS; RICARDO S. BALARDIN, UFSM; TATIANE DALLA NORA MONTECELLI, COODETEC; VALTEMIR J. CARLIN, Agrodinâmica.
Título: Eficiência de fungicidas para o controle da mancha-alvo, Corynespora cassiicola, na safra 2011/12: resultados sumarizados dos ensaios cooperativos.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Londrina: Embrapa Soja, 2012.
Páginas: 5 p.
Série: (Embrapa Soja. Circular técnica, 94).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: No primeiro ano de realização dos ensaios cooperativos para o controle da mancha-alvo observou-se que há necessidade de ajustes na metodologia, como, por exemplo, não iniciar as aplicações no estádio vegetativo nos ensaios cooperativos. Como as aplicações se iniciaram muito cedo nos ensaios, sendo limitadas a três aplicações, a última aplicação foi realizada entre os estádios R3 e R5, comprometendo a proteção das plantas no final do ciclo da cultura e a porcentagem de controle final dos tratamentos. No entanto, pôde-se observar que há diferença entre os produtos, objetivo principal dos ensaios. Os fungicidas do grupo dos benzimidazóis, amplamente utilizados no campo para controle da mancha-alvo, apresentaram eficiência inferior aos outros produtos. Os produtos com maior eficiência nos ensaios não possuem registro no MAPA até o momento. Outra variável que deve ser analisada com maior rigor é o potencial de dano da mancha-alvo. Para os ensaios cooperativos foram utilizadas cultivares relatadas como suscetíveis no campo e, mesmo assim, a média de redução de produtividade para a testemunha sem controle foi baixa, de 10,3%. Conhecer a reação das cultivares pode auxiliar na definição da necessidade de controle químico específico para essa doença.
Thesagro: Soja
Doença de planta
Doença fúngica
NAL Thesaurus: Soybeans
Plant diseases and disorders
Ano de Publicação: 2012
ISSN: 2176-2864
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT94.pdf784,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace