Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/938275
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 29-Out-2012
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MAY, A.
DURAES, F. O. M.
PEREIRA FILHO, I. A.
SCHAFFERT, R. E.
PARRELLA, R. A. da C.
Informaçães Adicionais: ANDRE MAY, CNPMS; FREDERICO OZANAN MACHADO DURAES, CNPMS; ISRAEL ALEXANDRE PEREIRA FILHO, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Título: Sistema Embrapa de produção agroindustrial de sorgo sacarino para bioetanol: Sistema BRS1G-Tecnologia Qualidade Embrapa.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2012.
Páginas: 118 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 139).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O sorgo-energia (sacarino, para bioetanol de 1a geração e biomassa para diversos usos; e biomassa lignocelulósica, para cogeração) é uma espécie de gramínea (Sorghum bicolor L. Moench), similar à cana-de-açúcar (Saccharum spp), com alta conversão de energia solar em energia química. O potencial energético da biomassa do sorgo sacarino é alto e toda a energia dele pode ser transformada com a tecnologia atual. Genética avançada, cultivares (variedades e híbridos - Tecnologia Qualidade Embrapa), sistema Embrapa de produção de sorgo sacarino - Sistema BRS1G, negócios tecnológicos e parcerias para desenvolvimento genético e de sistemas produtivos são os focos principais para a inserção e expansão de sorgo sacarino em complemento à cana-de-açúcar para produção de bioetanol e bioenergia. Tecnicamente, genética de qualidade associada à densidade de plantas úteis na colheita, manejo de adubação e água, e adequada logística de colheita-transporte-beneficiamento são os elementos críticos para se ampliar a garantia de êxito da utilização do sorgo sacarino como espécie complementar à cana-de-açúcar, visando plantios na entressafra e aumento da operacionalidade industrial da usina. No momento, os ajustes de arranjos produtivos focam na disponibilidade atual de genética com produtividade de colmo, caldo e açúcares, sistemas de manejo da cultura, e adequação da logística para a implantação do sorgo sacarino em ambiente da agroindústria de cana, visando aumentos na produção de etanol e utilização da biomassa residual. Fundamentando-se no fator inovação, o sorgo-energia configura-se como um negócio típico da parceria público-privada.
Thesagro: Sorghum bicolor
Recurso energetico
Variedade
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc1391.pdf15,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace