Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882555
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Mar-2011
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: SANCHES, N. F.
MATOS, A. P. de
TEIXEIRA, F. A.
SIMÃO, A. H.
GOMES, D. C.
TAVEIRA, M. C. dos S.
MAGALHÃES, M.
Informaçães Adicionais: NILTON FRITZONS SANCHES, CNPMF; ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; Fernando Antônio Teixeira, SEAPA; Antônio Humberto Simão, SFA; Denise Coelho Gomes, SEAPA; Maria Cecília dos Santos Taveira, SEAPA; Milene Magalhães, Ruraltins.
Título: Monitoramento da murcha do abacaxizeiro associada à cochonilha Dysmicoccus brevipes em áreas de sistema de produção integrada no Estado do Tocantins - ciclo 2010.
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010.
Páginas: 21 p.
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 193).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Abacaxi
Pineapple
Fruta tropical
Doença de planta
Produção Integrada
Conteúdo: No Brasil, cultiva-se o abacaxizeiro, Ananas comosus (L) na maioria das regiões ,sendo a 'Pérola' a cultivar mais plantada. Apesar de seu aspecto rústico, essa bromeliácea, em uma produção comercial, exige tratos culturais e fitossanitários rigorosos, para evitar problemas como a murcha que está associada à cochonilha Dysmicoccus brevipes Cockerell (1893) (Hemiptera: Pseudococcidae), cujas perdas na produção, em cultivares suscetíveis, podem ultrapassar os 80% (SANCHES, 2005). O mercado interno é ainda o mais visado pelos produtores de abacaxi, sendo a aquisição ou venda de mudas entre produtores uma prática muito comum que, propicia a dispersão desse inseto de uma propriedade para outra ou de uma região para outra. O Sistema de Produção Integrada de Abacaxi é uma prática de apoio aos produtores para atender as exigências crescentes do mercado consumidor quanto à produção de alimentos seguros. Esse sistema é baseado nas boas práticas agrícolas traduzindo em valorização do ser humano, conservação do meio ambiente (solo e água), melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, respeito à legislação trabalhista e segurança do trabalhador.
Ano de Publicação: 2010
ISSN: 1809-4996
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documentos193ID27590.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace