Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/812197
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 5-Set-2006
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SANTOS, S. A.
CUNHA, C. N. da
TOMÁS, W.
ABREU, U. G. P. de
ARIEIRA, J.
Informaçães Adicionais: Embrapa Pantanal (Corumbá, MS); UFMT(Cuiabá, MT).
Título: Plantas invasoras no pantanal: como entender o problema e soluções de manejo por meio de diagnóstico participativo.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2006.
Páginas: 45 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 66).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ecologia da paisagem
indicadores de invasão de pastagem
manejo sustentável
pastagem nativa
Ecology of the landscape
maintainable handling
Conteúdo: A invasão de espécies arbóreas e arbustivas em áreas de campos limpos tem diminuído a capacidade produtiva das fazendas, prejudicando o setor pecuário da região.Estas variações podem ser causadas por distúrbios naturais (ciclos plurianuais de cheia e seca e de manejo (fogo, taxa de lotação animal, método de controle/limpeza). Visando auxiliar no entendimento do problema e na busca de soluções sustentáveis, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), em parceria com a Embrapa Pantanal e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizaram o I Workshop da rede Pecuária, reunindo representantes de diversas instituições, fazendeiros de Poconé e todos os interessados. Este trabalho registrou as principais invasoras, as causas da invasão e as soluções de manejo definidas por produtores do Pantanal por meio da aplicação de diagnóstico participativo. As principais invasoras mencionadas foram: pombeiro (Combretum spp.), cambará(Vochysia divergens), conjiqueira (Byrsonima orbignyana) e lixeira (Curatella americana). As informações obtidas foram integradas com os conhecimentos científicos, para a definição de alternativas/soluções a curto, médio e longo prazo.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP66.pdf876,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace