Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/811096
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 18-Ago-2004
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: SANTURIO, J. M.
CATTO, J. B.
COMASTRI FILHO, J. A.
LEAL, A. T.
LEAL, A. B. M.
Informaçães Adicionais: UFSM. LAPEMI (Santa Maria, RS); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); Embrapa Pantanal (Corumbá, MS).
Título: Ferida da moda: epidemiologia, diagnóstico, tratamento e experiência com eqüinos infectados no Pantanal.
Edição: 2004
Fonte/Imprenta: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2004.
Páginas: 8 p.
Série: (Embrapa Pantanal. Comunicado Técnico, 34).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ferida da moda
Pitiose
Diagnostic
Equine.
Conteúdo: A pitiose é uma doença granulomatosa que atinge eqüinos, caninos, bovinos, felinos e humanos e ocorre em áreas tropicais, subtropicais ou temperadas (Meireles et al., 1993; Mendoza et al., 1996), causada pelo omiceto Pythium insidiosum (De Cock et al., 1987). A espécie eqüina é a mais atingida, principalmente nas formas cutânea e subcutânea, seguida dos caninos (Mendoza et al., 1996). A enfermidade em eqüinos caracteriza-se pela formação de granulomas eosinofílicos, com a presença de massas necróticas chamadas de kunkers (Mendoza e Alfaro, 1986; Meireles et al., 1993). Em humanos, a doença é mais comum no sudeste asiático, caracterizando-se por formas sistêmicas com arterites e também formas oftálmicas e subcutâneas, sendo as duas últimas associadas a a e b-talassemias (Imwidthaya, 1994; Imwidthaya, 1995). Vários tratamentos têm sido utilizados, principalmente em eqüinos, incluindo tratamento químico (antifúngicos), cirúrgico e imunoterápico. A imunoterapia, proposta inicialmente por Miller (1981), surgiu como uma alternativa concreta para o controle da doença e tem apresentado resultados promissores (Monteiro, 1999). Pythium insidiosum; Epidemiologia; Pitiose nos eqüinos; Imunoterapia; Diagnóstico; Tratamento; Experiência no Pantanal; Pitiose em bovinos; Pitiose experimental; Perspecivas para o controle da pitiose.
Thesagro: Diagnostico
Epidemiologia
Eqüino
Tratamento.
NAL Thesaurus: Pythium insidiosum
Pantanal
epidemiology.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT34.pdf234,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace