Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/748699
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 4-Mai-2010
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: MATOS, A. P. de
SANCHES, N. F.
TEIXEIRA, F. A.
SIMÃO, A. H.
GOMES, D. C.
ELIAS JÚNIOR, J.
Informaçães Adicionais: ARISTOTELES PIRES DE MATOS, CNPMF; NILTON FRITZONS SANCHES, CNPMF; Fernando Antônio Teixeira, COAPA; Antônio Humberto Simão, SFA; Denise Coelho Gomes, SEAGRO; José Elias Júnior, SEAGRO.
Título: Monitoramento da fusariose em plantios de abacaxi 'Pérola' conduzidos em sistema de produção integrada no Estado do Tocantins.
Fonte/Imprenta: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009.
Páginas: 37 p.
Série: (Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Documentos, 184).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Abacaxi
Praga de planta
Conteúdo: O abacaxizeiro, Ananas comosus, é atacada por diversas doenças nas regiões produtoras no mundo tanto em condições de campo quanto em pós-colheita, com reflexos negativos na produtividade e qualidade dos frutos. Entre as doenças, aquelas causadas por fungos ocorrem em maior intensidade, enquanto causado por bactérias e por vírus ocorrem em menor escala. Além disto a ocorrência de anomalias de causa abiótica também é responsável por perdas significativas na produção e qualidades dos frutos. De todas as doenças que atacam o abacaxizeiro no Brasil a fusariose, causada pelo fungo Fusarium subglutinans (Wr. Rg.) Nelson, Tousson & Marasas, f. sp. ananas, Ventura, Zambolim & Gilbertson, é a mais destrutiva, incitando perdas significativas à produção de frutos. Considerando que as cultivares Gold, Red Spanish e Smooth Cayenne entre outras, amplamente cultivadas no mundo, são suscetíveis ao agente causal da fusariose, esta doença pode constituir uma séria ameaça à abacaxicultura mundial.
Ano de Publicação: 2009
ISSN: 1809-4996
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
documentos184.pdf717,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace