Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/663667
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 9-Abr-2010
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SOUSA, F. B. de
CARVALHO, F. C. de
ARAUJO FILHO, J. A. de
Informaçães Adicionais: Francisco Beni de Sousa, CNPC; Fabiano Cavalcante de Carvalho, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE; João Ambrósio de Araújo Filho, CNPC.
Título: Capim gramão: uma opção para o Nordeste brasileiro.
Edição: 2. ed. rev. ampl.
Fonte/Imprenta: Sobral: Embrapa Caprinos, 2005.
Páginas: 4 p.
Série: (EMBRAPA-CNPC. Circular Tecnica, 14).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Capim-gramão
Semiárido
Brasil
Região Nordeste
Conteúdo: O capim-gramão (Cynodon dactylon (L.) Pers.), variedade Aridus, cultivar Callie, é uma gramínea que apresenta excelentes qualidades para formação de pastagens cultivadas, enriquecimento de pastagens nativas e produção de feno, na região semi-árida do Nordeste do Brasil. Originário da Índia e da África, o Cynodon dactylon foi criteriosamente selecionado nos Estados Unidos, visando melhorar algumas de suas características básicas. Neste processo de seleção foram obtidos várias cultivares, entre as quais cultivar Callie, que, após aprovada em ensaios de campo, foi difundido em vários países de clima tropical, dentre os quais o Brasil. No Brasil, a introdução do capim-gramão foi realizada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia através de mudas trazidas dos Estados Unidos em 1986. A partir de 1988, a gramínea foi distribuída para vários Centros de Pesquisas da Embrapa, entre os quais a Embrapa Semi-Árido e a Embrapa Caprinos, ambos localizados no Nordeste. Em avaliações agronômicas realizadas na Embrapa Caprinos, em Sobral, Cear·, o capim-gramão apresentou excelentes características, como: resistência á seca, ao pisoteio, a pragas e doenças; alta produção de fitomassa pastável, fácil e rápido estabelecimento; agressividade no povoamento de ·áreas recém-semeadas; palatabilidade e bom valor nutritivo. Estas características a tornaram altamente recomendável para o semi-árido nordestino. Este trabalho visa oferecer aos produtores e técnicos da ·área informações sobre o uso e manejo do capim-gramão, permitindo o aumento dos níveis de produção animal por hectare e por ano na região semi-árida.
Thesagro: Gramínea Forrageira
NAL Thesaurus: Cynodon dactylon
Semiarid zones
Browse plants
Brazil
Herbage crops
Feed grasses
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ct14.pdf129,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace