Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/661517
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: OLIVEIRA, T. K. de
AMARAL, E. F. do
VALENTIM, J. F.
LANI, J. L.
ARAÚJO, E. A. de
BARDALES, N. G.
Additional Information: TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC; João Luiz Lanil, Universidade Federal de Viçosa (UFV); Edson Alves de Araujo, SEAP, SEMA/AC; Nilson Gomes Bardales, SEMA/AC.
Title: Práticas agrícolas sustentáveis para o Acre.
Publisher: Revista Ação Ambiental, Viçosa, MG, ano 12, n. 42, p. 35-43, maio/jun. 2009.
Language: pt_BR
Notes: Edição Especial.
Keywords: Acre
Amazônia Ocidental
Tecnología de producción
Agricultura sustentable
Amazonia occidental
Política pública
Western amazon.
Recursos forestales
Sostenibilidad ambiental
Description: Historicamente, a agricultura de derruba e queima da floresta tem sido o sistema tradicional para a produção de alimentos tanto no Acre, quanto nos demais estados da Amazônia (6, 7). Nesta região, as culturas alimentares são importantes para a subsistência dos produtores familiares e para a comercialização visando ao abastecimento das cidades. Esse tipo de agricultura é praticado em áreas que variam de 2 a 8 hectares, onde são cultivadas principalmente lavouras de feijão, arroz, milho e macaxeira ou mandioca - consumida in natura ou na forma de farinha, goma (1). Posteriormente, grande parte dessas áreas é convertida em pastagens para a criação extensiva de bovinos de dupla aptidão, visando à produção de leite e à venda dos bezerros. Com a conclusão do Zoneamento Ecológico-Econômico e a elaboração do Mapa de Gestão Territorial, na escala de 1:250.000, o estado estabeleceu a Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, que contempla os seguintes programas: 1) Programa de Regularização do Passivo Ambiental Florestal; 2) Plano de Recuperação de Áreas Alteradas; 3) Programa de Certificação de Propriedade Rural Sustentável; 4) Programa de Florestas Plantadas do Acre. A tendência atual das políticas já pactuadas pelo governo e sociedade civil é o manejo sustentável dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros, a consolidação de sistemas de produção agropecuários e agroflorestais sustentáveis nas áreas desmatadas com aptidão agroflorestal e a recuperação de áreas degradadas, tanto para a produção quanto para fins de conservação ambiental.
Thesagro: Políticas públicas
Meio ambiente
Preservação da natureza
Agricultura sustentável
Recurso florestal
Sistema de produção
Pecuária
NAL Thesaurus: Public policy
Environmental sustainability
Sustainable agriculture
Forest resources
Production technology.
Data Documento: 2010-03-17
ISSN: 1519-0552
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22886.pdf9,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace