Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/64783
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 4-Dez-2002
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: NASCIMENTO, H. T. S. do
NASCIMENTO, M. do P. S. C. B. do
MEDEIROS, L. P. de
LEAL, J. A.
RIBEIRO, V. Q.
Informaçães Adicionais: HOSTON TOMAS SANTOS DO NASCIMENTO, CPAMN; Maria do Perpétuo Socorro Cortez Bona do Nascimento, Embrapa Meio-Norte; Luiz Pinto de Medeiros, Embrapa Meio-Norte; José Alcimar Leal, Embrapa Meio-Norte; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN.
Título: Produção e valor nutritivo de feno de duas gramíneas tropicais em solo de baixa fertilidade natural.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2001.
Páginas: 14 p.
Série: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 35).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Gramínea forrageira
Feno
Produção
Valor nutritivo
Conteúdo: Em Teresina, PI, a produtividade e o valor nutritivo do feno de Andropogon gayanus cv. Planaltina e de Brachiaria brizantha, cv. Marandu foram avaliados. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial, combinando duas gramíneas e dois cortes, com dez repetições. Em relação ao valor nutritivo foram analisados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), lignina, celulose, cálcio (Ca), fósforo (P) e digestibilidade in situ da matéria seca (DISMS). O primeiro corte para fenação foi realizado aos 60 dias após um fogo acidental e o segundo aos 60 dias após o primeiro, ambos no período chuvoso de 1998. A unidade experimental constou de uma área de 1 m x 1 m, cuja forragem foi cortada a 20 cm de altura e fenada naturalmente a campo. Na média das duas coletas, a braquiária teve maior produção de feno (2.294 kg MS/ha), com maior PB (7,65%), menor porcentagem de FDA, e menor porcentagem de celulose que andropogon. Nos fenos de ambas as gramíneas, a porcentagem de Ca e porcentagem de P foram baixas, porém a porcentagem DISMS foi satisfatória. A braquiária mostrou maior potencial para a produção de feno que o andropogon.
Ano de Publicação: 2001
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP35.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace