Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/542311
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E)
Authors: TONIETTO, J.
Additional Information: Jorge Tonietto, Embrapa Uva e Vinho.
Title: Existe o "espumante brasileiro"?
Publisher: Jornal Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, p. 4, jun. 2007,
Pages: 4
Language: pt_BR
Notes: Publicado também em outro veículo de comunicação: TONIETTO, J. Existe "o espumante brasileiro"? Bon Vivant, Flores da Cunha, v. 8, n. 97, p. 4, 2007.
Keywords: Espumante
Brasil
Garibaldi.
Description: Foi no segundo decênio do século passado que o Brasil iniciou a produção de espumantes. Em um zum geográfico, Brasil aqui quer dizer Região Sul do país, Estado do Rio Grande do Sul, região hoje conhecida como Serra Gaúcha, município de Garibaldi. Neste quase um século produzindo espumantes, um conjunto de viticultores e vinícolas em alguns municípios da Serra Gaúcha foram se notabilizando por esta especialização produtiva. Isto se deu com técnicas de produção de uvas e de elaboração enológica que exigiram o desenvolvimento de um saber-fazer local para explorar o potencial de uvas cultivadas nesta região específica. Específica porque têm um clima vitícola que, seguidamente questionado quanto à sua aptidão vitícola, é um fator chave da adaptação e da qualidade obtida nas uvas utilizadas para a elaboração do vinho-base que se destina à segunda fermentação para o espumante fino. O espumante fino de qualidade da Serra Gaúcha tem 3 variedades que marcam a região e sua originalidade: a branca Riesling Itálico - de grande originalidade (leia-se variedade emblemática ainda sem emblema) se comparada à produção dos países da Europa ocidental e do Novo Mundo vitivinícola, além das clássicas Chardonnay e Pinot Noir também marcadas pela expressão qualitativa diferencial obtida no clima e solo locais. Desta combinação "clima x solo x variedades x saber-fazer local", é que nasce a original qualidade do espumante da Serra Gaúcha que tem, ao longo do tempo, ganhado crescente reputação no mercado nacional e reconhecimento de especialistas internacionais.
Thesagro: Enologia
Historia.
Data Documento: 2008-01-16
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ToniettoBonVivantv8n97p4mar20072.pdf935,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace