Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541470
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 20-Ago-2009
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CHAVARRIA, G.
CARDOSO. L. S.
BERGAMASCHI, H.
SANTOS, H. P. dos
MANDELLI, F.
MARODIN, G. A. B.
Informaçães Adicionais: GERALDO CHAVARRIA, UPF; LOANA SILVEIRA CARDOSO, UFRGS; HOMERO BERGAMASCHI, UFRGS; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV; FRANCISCO MANDELLI, CNPUV; GILMAR ARDUÍNO BETTIO MARODIN, UFRGS.
Título: Caracterização micrometeorológica de vinhedos cultivados sob cobertura plástica na Serra Gaúcha.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2009.
Páginas: 16 p.
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 14).
Idioma: pt_BR
Notas: ISSN 1981-1004.
Palavras-chave: Viticultura
Uva
Cobertura plástica
Cultivo Protegido
Clima
Microclima
Radiação solar
Conteúdo: Alterações microclimáticas em vinhedos, provocadas pelo uso de cobertura plástica, interferem na fisiologia das plantas e na incidência de doenças fúngicas em videiras. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da cobertura plástica no microclima de vinhedos, em particular na qualidade da radiação solar. O experimento foi conduzido nos ciclos 2005/06 e 2006/07, em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul (RS), em um vinhedo de ?Moscato Giallo? conduzido em Y, com cobertura plástica impermeável (160 mm) sobre 12 fileiras com 35 m, deixando-se cinco fileiras sem cobertura (controle). Em ambas as áreas, avaliou-se o microclima quanto à temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação fotossinteticamente ativa e velocidade do vento, próximo ao dossel vegetativo e aos cachos. Medições contínuas foram efetuadas utilizando sensores e sistemas automáticos de aquisição de dados. Alterações na qualidade da radiação solar incidente sobre o dossel vegetativo, no espectro de 300 a 750 nm, foram avaliadas por meio de medições durante cinco dias, com espectroradiômetro. A cobertura plástica impermeável à água sobre as fileiras das plantas aumentou a temperatura do ar e diminuiu a radiação fotossinteticamente ativa e a velocidade do vento. A cobertura interferiu na qualidade da radiação solar incidente, principalmente reduzindo a irradiância na faixa do ultravioleta e a razão entre a radiação nas faixas do vermelho e vermelho-distante.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bop014.pdf608,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace