Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/535786
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 6-Dez-1996
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: FRÁGUAS, J. C.
KUHN, G. B.
Informaçães Adicionais: JOSÉ CARLOS FRÁGUAS, CNPUV (PESQUISADOR APOSENTADO); GILMAR BARCELOS KUHN, CNPUV (PESQUISADOR APOSENTADO).
Título: Diferenças entre sintomas de deficiências minerais e de viroses em videira.
Edição: 1989
Fonte/Imprenta: Bento Gonçalves: EMBRAPA-CNPUV, 1989.
Páginas: 15 p.
Série: (EMBRAPA-CNPUV. Boletim de Pesquisa, 3).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Viticultura
Uva
Nutrição mineral
Virose
Vírus
Deficiência nutricional
Conteúdo: Algumas semelhanças entre os sintomas de certas viroses e os de deficiências minerais causam dificuldades nas suas identificações. Visando obter dados que sirvam para distinção entre os sintomas das viroses do enrolamento da folha e do intumescimento dos ramos da videira e os sintomas de deficiências de certos minerais, as cultivares Cabernet Franc, Riesling Renano e Isabel foram cultivadas em casa de vegetação, em vasos contendo areia lavada, e irrigadas com as seguintes soluções nutritivas: a) completa, b) ausencia de nitrogênio, c) ausência de potássio, d) ausência de magnésio, e) ausência de boro, f) ausência de ferro e g) ausência de zinco. Plantas das mesmas cultivares foram infectadas pelas viroses citadas e mantidas em casa de vegetação para acompanhamento do quadro sintornatol6gico, Uma das principais diferenças observadas entre os sintomas das viroses estudadas e os das defici6ncias de potássio, magnésio e boro foi a bpoca de seu aparecimento, que é bem mais precoce para as deficiências. Nas viniferas tintas o tom vermelho das folhas é mais escuro (violáceo) quando se trata da virose do enrolarnento da folha em comparação com a deficiência de magnésio, enquanto, em se tratando de deficiência de boro, até as nervuras chegam a ficar vermelhas. A deficiência de boro, nas viniferas, causa engrossamento de ramos (que tomam a forma de ziguezague) e peciolos, enquanto na 'Isabel' estes sintomas são devido a virose do intumescimento dos ramos.
Ano de Publicação: 1989
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bop003.pdf5,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace