Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/508408
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 24-Abr-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: THOMAZINI, M. J.
SILVA, E. O.
OLIVEIRA, M. R. V. de.
Informaçães Adicionais: MARCILIO JOSE THOMAZINI, CNPF; Elaine Oliveira Silva, Bolsista do CNPq; Maria Regina Vilarinho de Oliveira, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Título: Moscas-brancas no sudeste do estado do Acre: espécies, inimigos naturais e hospedeiros.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2007.
Páginas: 33 p.
Série: (Embrapa Acre. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 44)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Woolly whitefly
Mulberry whitefly
Cotton whitefly
Sweet potato whitefly
Western Amazon
Amazonia Occidental.
Amazônia Ocidental
Acre
Brasiléia (AC)
Rio Branco (AC)
Entedononecremnus bimaculatus
Broccolini
Conteúdo: As moscas-brancas estão entre as maiores pragas mundiais da agricultura, causando perdas diretas na produção, além da injeção de toxinas e vírus, em uma vasta gama de hospedeiros. Este trabalho teve como objetivo identificar as principais espécies de moscasbrancas coletadas no sudeste acreano, seus principais hospedeiros e inimigos naturais. As amostragens foram realizadas em diferentes municípios do sudeste acreano com coletas quinzenais de folhas em diversos hospedeiros. Cada cultura foi amostrada durante 12 meses, no período de agosto de 2005 a maio de 2007. O material foi levado ao laboratório de entomologia da Embrapa Acre para acompanhamento diário dos ovos e/ou ninfas e verificação da saída de moscas-brancas, de parasitóides ou ocorrência de entomopatógenos. Foram coletadas oito morfoespécies de moscas-brancas, das quais quatro foram identificadas como: Aleurothrixus floccosus (Maskell), Aleurodicus cocois (Curtis), Tetraleurodes mori (Quaintance) e Bemisia tabaci (Gennadius) biótipo B e três pertencentes ao gênero Aleurodicus. Rio Branco foi o município que apresentou a maior diversidade de moscas-brancas (só não ocorreu A. cocois) e de hospedeiros (16 culturas). Ressalta-se o parasitismo de 27,2% em ninfas da espécie Aleurodicus sp.1, na cultura de pimenta longa, sendo recuperados 22 exemplares do parasitóide Entedononecremnus bimaculatus Hansson & LaSalle. Com relação aos fungos, constatou-se a presença de Aschersonia spp., atacando principalmente ninfas de Aleurodicus sp.2 em goiaba (38,8%), e Paecilomyces sp., isolado de insetos presentes em brócolis. Em Brasiléia constatou-se a presença da espécie A. cocois em caju. Em Acrelândia foram encontradas cinco espécies de moscas-brancas em 14 hospedeiros. Pode-se concluir que as moscas-brancas estão presentes em todas as áreas de coleta no sudeste acreano, em diferentes hospedeiros. O gênero Aleurodicus está amplamente distribuído na região, ocorrendo em várias culturas de importância agrícola. B. tabaci biótipo B e A. floccosus também estão disseminadas, principalmente nas culturas olerícolas e em citros, respectivamente. De modo geral, o índice de controle biológico natural de moscas-brancas na região é baixo, sendo um pouco mais elevado no caso de parasitismo em pimenta longa e ataque por fungos em goiabeira e laranjeira.
Thesagro: Mosca branca
Praga de planta
Goiaba
Psidium guajava
Brócolo
Brassica oleracea botrytis cymosa
Caju
Anacardium occidentale.
Fungo
Piper hispidinervum
Pimenta longa
Parasito de planta
Doença de planta
Bemisia tabaci
Aleurodicus cocois
NAL Thesaurus: Aschersonia spp
Paecilomyces sp
Plant pests
Plant diseases and disorders
Fungi
Cashew fruit
Plagas de plantas
Enfermedades y desórdenes de las plantas
Guayabas
Marañón.
Guavas
Aleurothrixus floccosus
Tetraleurodes mori
Aleurodicus sp
Ano de Publicação: 2007
ISSN: 0101-5516
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bp44.pdf298,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace