Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/333974
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 13-Out-2004
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: CARVALHO JUNIOR, W. de
CHAGAS, C. da S.
PEREIRA, N. R.
ZARONI, M. J.
BHERING, S. B.
Informaçães Adicionais: WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS; MARIA JOSE ZARONI, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS.
Título: Zoneamento pedoclimático do Estado do Paraná para a cultura do algodão herbáceo.
Edição: 2001
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2001.
Páginas: 30 p.
Série: (Embrapa Solos. Documentos, 38).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O Zoneamento pedoclimático do Estado do Paraná para a cultura do algodão tem por objetivo identificar o potencial das terras do estado para esta cultura, dando condições para um melhor planejamento das atividades ligadas à cadeia produtiva desta cultura, como: assistência técnica, pesquisa e experimentação agrícola. Na elaboração deste estudo, utilizou-se como materiais básicos às informações contidas no Levantamento de Reconhecimento dos Solos do Estado do Paraná e as informações sobre as épocas de semeadura da cultura nos municípios do estado. Na elaboração deste zoneamento foram utilizados os seguintes softwares de sistemas de informação geográfica: Arc/Info no tratamento e processamento dos dados e ArcView na edição final dos mapas. Os resultados obtidos demonstram que a classe de aptidão pedoclimática Não Recomendada é superior às demais classes, perfazendo 51% da área total do estado. Dentre as mesorregiões, as que apresentam os maiores percentuais de terras com potencial, são as mesorregiões Norte Central, Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, que juntas somam aproximadamente 28,4% do total de área apta do estado, nesta ordem. Os municípios de Cascavel, Londrina, Tibagi, Toledo, Pitanga, Assis Chateaubriand, Telêmaco Borba, Ortigueira, Luiziana e Guaraniaçu, nesta ordem, estão entre os dez municípios com maior potencial para o cultivo do algodão no estado.
Thesagro: Aptidão climática
Algodão herbáceo
Ano de Publicação: 2001
ISSN: 1517-2627
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc382001zonalgod.pdf4,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace