Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/153833
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ARAUJO, J. L. P.
CAVALCANTI, J.
CORREIA, R. C.
RAMALHO, P. J. P.
Additional Information: JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; JOSIAS CAVALCANTI, Pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA.
Title: Raspa de mandioca como alternativa para melhorar a renda da pequena produção do semi-árido do Nordeste.
Publisher: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2004.
Pages: 17 p.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 60).
Language: pt_BR
Keywords: Raspa de mandioca
Organização
Nordeste
Região Semi-Árida.
Description: A mandioca é a exploração agrícola que mais se adapta ao Semi-Arido brasileiro, visto que, trata-se de uma cultura tolerante à seca e a solos de baixa fertilidade, que é o quadro geoambiental maistípico dessa zona. Entretanto, na última década tem ocorrido no Nordeste, que majoritariamente está assentado na região semi-árida, uma significativa redução de área plantada com essa cultura. Tal fenômeno está relacionado, principalmente, ao aviltamento dos preços e à redução de mercado da farinha de mesa, visto que, no Nordeste, a produção de mandioca é praticamente toda direcionada para a fabricação deste produto. Esta situação atinge drasticamente a qualidade de vida de muitas comunidades rurais do Nordeste que vivem de exploração da mandioca, por ser praticamente a única cultura com capacidade de produzir satisfatoriamente em zonas onde as precipitações pluviométricas são reduzidas e distribuídas de forma irregular. O objetivo geral desse estudo foi contribuir para melhorar a qualidade de vida dos produtores de mandioca da região semi-árida por meio da adoção de opções tecnológicas melhoradas e formas organizacionais apropriadas para o processamento e comercialização da mandioca. Especificamente, se pretendeu estabelecer um projeto-piloto de processamento e comercialização de raspa de mandioca, administrado de forma coletiva, visando encontrar uma forma alternativa de mercado para utilização da mandioca, cultivo que em muitas comunidades do Semi-Árido brasileiro é a principal atividade executada pela pequena produção, segmento que, via de regra, e desprovido das condições mínimas para a adequada codução de seus cultivos (pouca terra e de baixa fertilidade, pouca tecnologia e falta de capital). A metodologia utilizada no estudo foi da pesquisa-ação, sendo a coleta de dados realizada por meio de métodos qualitativos e a unidade de análise da pesquisa foi a comunidade rural de Amalhador, que fica localizada no município de Csa Nova, região Norte da Bahia e em pleno Semi-Árido nordestino. Os resultados do estudo revelaram que foram altamente positivos os impactos econômicos e sociais e até ambientais advindos da implantação da unidade de produção de raspa de mandioca na comunidade alvo do estudo.
Thesagro: Mandioca
Agricultura familiar
Desenvolvimento Rural
Pequeno Produtor
Tecnologia.
NAL Thesaurus: Cassava
Data Documento: 2004-06-28
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD60.pdf3,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace