Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/133226
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Data do documento: 15-Jul-1996
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, A. de S.
PORTO, E. R.
GOMES, P. C. F.
Informaçães Adicionais: ADERALDO DE SOUZA SILVA, CPATSA; EVERALDO ROCHA PORTO, Pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido; PAULO CESAR FARIAS GOMES, Pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido.
Título: Seleção de áreas e construção de barreiros para uso de irrigações de salvação no trópico Semi-Árido.
Edição: 1981
Fonte/Imprenta: Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1981.
Páginas: 43 p.
Série: (EMBRAPA-CPATSA. Circular técnica, 3).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Irrigação de salvação
Solo
Água
Manejo
Nordeste
Região semi-árida
Water reservoir
Salvation irrigation
Soil
Water
Management
Northeast
Semi-arid region
Conteúdo: A instabilidade climatica, representada m,ais pela irregularidade de distribuicao das chuvas do que por sua escassez, tem se constituido no principal obstaculo a estabilizacao da producao de alimentos no Nordeste Semi-Arido do Brasil. Soma-se a isto o problema dos solos apresentarem baixa capacidade de retencao de umidade, dificultando ainda mais a exploracao agricola nas areas de pendentes de chuva. Estudos climatologicos atestam que, o Nordeste registra razoavel precipitacao pluviometrica anual, em torno de 700 bilhoes de m3. Contudo, este potencial hidrico esta sendo sub aproveitado e, por esta razao, nao tem contribuido mais amplamente para a garantia da producao agricola, nas areas dependentes de chuva. A sua maior parte (cerca de 642 bilhoes e 600 mi-lhoes de m3, ou 91% do total) e consumida pelo fenomeno da evapotranspiracao, enquanto aproximadamente 36 bilhoes de m3 (5, 1% da precipitacao anual ) perdem-se por escoamento superficial para os rios e deste para o mar (Reboucas & Marinho 1972). Estes dados sugerem a necessidade de implementar-se alternativas estrategicas que possibilitem maximizar a utilizacao dos recursos pluviais disponiveis no Nordeste, aproveitando-os de forma racional e incorporando-os ao processo produtivo das areas de sequeiro, a exemplo do que ja ocorre em outras zonas aridas do mundo.
Thesagro: Barreiro
Irrigação
NAL Thesaurus: Irrigation
Ano de Publicação: 1981
ISSN: 1808-9976
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CTE3.pdf18,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace