Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1069724
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 17-Mai-2017
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: FRANZINI, V. I.
SOUZA, M. B. de
GOMES JUNIOR, R. A.
SILVA, A. R. B. e
RODRIGUES, E. de C. F.
Informaçães Adicionais: VINICIUS IDE FRANZINI, CPATU; MAZILLENE BORGES DE SOUZA, CPATU; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU; ALYSSON ROBERTO BAIZI E SILVA, CPATU; ERCILENE DE CÁSSIA FERREIRA RODRIGUES, Bolsista da Embrapa Amazônia Oriental.
Título: Fertilidade do solo, nutrição e desenvolvimento vegetativo da palma de óleo consorciada com culturas alimentares.
Edição: 2017
Fonte/Imprenta: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2017.
Páginas: 29 p.
Série: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 119).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Palma de óleo
Culturas alimentares.
Conteúdo: A fase juvenil da palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) tem duração de 3 anos. Nesse período, consorciar outras culturas nas entrelinhas da palma de óleo pode ser uma alternativa interessante para os produtores. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do consórcio com culturas alimentares na fertilidade do solo, nutrição e desenvolvimento vegetativo da palma de óleo na fase juvenil desta cultura. Foram avaliados três sistemas de cultivo de palma de óleo: (i) monocultura; (ii) consórcio A [palma de óleo com milho (2013) ? macaxeira (2013/2014) ? macaxeira (2014/2015) ? milho (2015)]; consórcio B [palma de óleo com arroz (2013) ? feijão-caupi + mandioca (2013/2014) ? feijão-caupi + mandioca (2014/2015) ? arroz (2015)]. As culturas alimentares, nos dois consórcios, foram cultivadas com base no Sistema Bragantino e conduzidas em Tailândia, Pará. O teor de fósforo no solo e o teor foliar de potássio no consórcio B foram superiores ao da monocultura. Os teores foliares de nitrogênio nos dois consórcios foram superiores ao da monocultura. O consórcio de culturas alimentares anuais nas entrelinhas da palma de óleo durante a fase vegetativa não prejudicou a fertilidade do solo, a nutrição e o desenvolvimento vegetativo da palma de óleo.
Thesagro: Fertilidade do solo
Consorciação de cultura
Sistema de cultivo
Dendê.
Ano de Publicação: 2017
ISSN: 1983-0483
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOELTIMPD119OnLine.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace