Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1061619
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: CRIBB, A. Y.
CENCI, S. A.
LEAO, L. G. de S.
Additional Information: ANDRE YVES CRIBB, CTAA; SERGIO AGOSTINHO CENCI, CTAA; LEANDRO GONCALVES DE SOUZA LEAO, CTAA.
Title: Adequabilidade de propostas tecnológicas e organizacionais para a cadeia do maracujá no Estado do Rio de Janeiro: um estudo multicaso.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2016.
Pages: 36 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Documentos, 124).
Language: pt_BR
Keywords: Revitalização
Cooperação interorganizacional
Economia regional
Desenvolvimento territorial.
Description: Entre 2004 e 2005 a quantidade de maracujá produzida nas regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro diminuiu significativamente, passando de 15.782 a 4.359 toneladas. Entre 2005 e 2007, a queda da produção do maracujá continuou, se acelerou e foi acompanhada pela diminuição da área cultivada em maracujá que passou de 1.500 a 425 hectares. Tal situação, caracterizada por expressivas perdas na renda dos produtores, decorreu sobretudo de problemas fitossanitários que tenham causado a mortalidade dos maracujazeiros. Como consequência do declínio da cultura de maracujá, o programa de crédito voltado para seu apoio foi suspenso. Frente a essa constatação, foi desenvolvido o projeto intitulado Inovação Tecnológica do Arranjo Produtivo do Maracujá nas Regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro, liderado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos. A pesquisa a partir da qual foi elaborado o presente trabalho teve por objetivo avaliar a adequação técnica e econômica das tecnologias propostas em relação às perspectivas e ao contexto socioeconômico dos potenciais usuários, bem como às condições agroclimáticas de produção. Seus procedimentos metodológicos incluem a revisão de literatura, levantamento de dados e informações in situ e observação do ambiente de atuação da cooperativa. Em termos de resultados, são destacados os seguintes: a) apresentação da coerência das soluções tecnológicas e organizacionais com os problemas constatados; b) caracterização dos principais obstáculos próprios às regiões cobertas pelo projeto; c) análise da falta de envolvimento e interação de atores da cadeia do maracujá. Ao final, formulou-se um conjunto de conclusões e recomendações para a revitalização da cadeia do maracujá nessas regiões.
Thesagro: Cadeia Produtiva
Fruta Tropical
Maracujá
Política Agrícola.
Data Documento: 2017-01-24
ISSN: 1516-8247
Appears in Collections:Série Documentos (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC1241.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace