Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1028556
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Authors: FELBERG, I.
GALDEANO, M. C.
CARVALHO, J. L. V. de
OLIVEIRA, D. R. de
CABRAL, L. C.
Additional Information: ILANA FELBERG, CTAA; MELICIA CINTIA GALDEANO, CTAA; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA; DAVID REGIS DE OLIVEIRA, CTAA; LAIR CHAVES CABRAL, Pesquisador aposentado da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Title: Processo de obtenção de bebida de arroz aromatizada.
Publisher: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2015.
Pages: 3 p.
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado Técnico, 210).
Language: pt_BR
Keywords: Sensorial.
Description: O arroz, apesar de apresentar baixo teor de lipídios, sabor neutro e ser considerado hipoalergênico, ainda é pouco consumido como ingrediente em produtos processados. Quase toda a produção nacional é consumida na forma de grãos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma bebida de arroz aromatizada a partir de grãos de arroz polido. O processo desenvolvido mostrou-se adequado para obtenção de uma bebida com boa qualidade sensorial, sabor suave, e sem qualquer traço de pulverulência (chalkness). A bebida adoçada e aromatizada apresentou composição de sólidos que variou entre 10 e 13% de sólidos totais e a de sabor morango foi a preferida pela maioria dos provadores que participaram do teste sensorial. O produto mostra também grande potencial de mercado e pode se constituir em uma alternativa alimentar para a população em geral, para pessoas alérgicas a produtos de origem animal e para atletas.
Thesagro: Arroz Polido.
Data Documento: 2015-11-13
ISSN: 0103-5231
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT210.pdf659,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace