Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1026870
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Authors: TONIETTO, J.
FALCADE, I.
TAFFAREL, J. C.
Additional Information: JORGE TONIETTO, CNPUV; JOAO CARLOS TAFFAREL, CNPUV.
Title: Indicação de procedência Farroupilha: vinhos finos moscatéis.
Publisher: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, 2015.
Language: pt_BR
Notes: Projeto de Desenvolvimento da Indicação Geográfica Farroupilha. Coordenação Geral: Embrapa Uva e Vinho. Financiamento: Embrapa - Macroprograma 4 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Coordenadoria de Incentivo à IG de Produtos Agropecuários. Apoio: Prefeitura Municipal de Farroupilha, Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI. Execução: Afavin, UCS, UFRGS.
Keywords: Vinho moscatel
Vitivinicultura
Indicação de procedência Farroupilha
Serra Gaúcha
Vitivinícola
Colonização italiana
Cultivar Moscato Branco
Uva moscatel
Description: A região da Indicação de Procedência Farroupilha insere-se no contexto da Serra Gaúcha vitivinícola, cujo território apresenta características culturais relacionadas à colonização italiana ocorrida na região, a partir de 1875, com a chegada de imigrantes que se fixaram inicialmente em Nova Milano, atual município de Farroupilha. As famílias produziam para subsistência, sendo a vitivinicultura expressão de sua cultura. A evolução da vitivinicultura impulsionou a economia de Farroupilha, que se qualifica, agora, com a Indicação Geográfica. A viticultura na área delimitada de Farroupilha é a maior área de produção de uvas moscatéis do Brasil, autorizadas para a elaboração dos produtos da Indicação de Procedência Farroupilha, principalmente a cultivar Moscato Branco, cujo perfil genético foi identificado como único no mundo. A produção das uvas moscatéis é realizada por centenas de pequenos produtores concentrados, sobretudo, na Região Delimitada de Produção de Uvas Moscatéis, enquanto os vinhos são elaborados por diversas vinícolas, que se encontram distribuídas em todo o território da Indicação de Procedência. A organização da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN), constituída por vinícolas familiares e cooperativas de pequenos viticultores, promove e estimula a vitivinicultura regional, cuja identidade é reconhecida na Indicação de Procedência Farroupilha, de fortes traços culturais, com foco na produção de vinhos finos moscatéis, incluindo os vinhos tranquilos, moscatel espumante, moscatel frisante, vinho licoroso, mistela e brandy.
Thesagro: Vinho
Viticultura
Uva
Data Documento: 2015-10-21
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FolderIGFarroupilha102015.pdf6,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace