Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015947
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Prosa Rural (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Prosa Rural (INFOTECA-E)
Title: APROVEITAMENTO sustentável dos recursos da floresta: programa 31: Norte
Publisher: In: PROGRAMA Prosa Rural: Norte: setembro. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2008.
Language: pt_BR
Notes: Programa de rádio.
Keywords: Produto florestal não maderável
Exploração econômica
Cobaíba.
Description: Recurso natural abundante em áreas florestais, as árvores são vistas como o principal elemento para exploração econômica na região amazônica, sobretudo por meio da derrubada para extração de madeira. No entanto, essa não é a única opção para quem tira da floresta seu sustento. No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora da Embrapa Rondônia (Porto Velho - RO), Michellini Gama, fala sobre a exploração de produtos florestais não maderáveis, alternativa que permite obtenção de lucro aliada à preservação ambiental. Por ser uma região rica e bastante densa, encontramos na vasta redondeza amazônica grandes estoques de madeira mas também de borracha, castanha, peixes, minérios e plantas. Entre os produtos não madeiráveis que podem ser explorados de forma sustentável em áreas florestais estão sementes, frutos, resinas, cipós e fibras, produtos não maderáveis que podem ser destinados a diferentes fins, como confecção de artesanatos, por exemplo. Uma rede de pesquisas que envolve diferentes unidades da Embrapa, a rede Camucaia, desenvolve pesquisas com a finalidade de selecionar espécies florestais que podem fornecer recursos não madeiráveis para exploração econômica. "As espécies foram selecionadas de acordo com a ocorrência natural nos diferentes estados da região norte. Em Rondônia, nosso foco de estudo está concentrado basicamente sobre as espécies copaíba, castanha-do-brasil, cipó titica e babaçu", explica a Michellini. Durante o programa, com a preocupação de auxiliar os produtores no trabalho de preservação da floresta, a pesquisadora chama a atenção dos ouvintes para a importância dos aceiros no combate à ocorrência de incêndios.
Thesagro: Recurso natural
Babaçu.
Data Documento: 2015-05-21
Appears in Collections:Prosa Rural (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
ArquivoMP3Aproveitamentosustentaveldosrecursosdafloresta.mp37,05 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace