Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015387
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Prosa Rural (INFOTECA-E)
Date Issued: 2008
Type of Material: Prosa Rural (INFOTECA-E)
Title: BOAS práticas no processamento de hortaliças: programa 21: Centro-Oeste/Sudeste.
Publisher: In: PROGRAMA Prosa Rural: Centro-Oeste/Sudeste: junho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa Hortaliças, 2008.
Language: pt_BR
Notes: Programa de rádio.
Keywords: Contaminação microbiológica
Boas práticas de fabricação - BPF
Description: A adequação às exigências da legislação pode ser um entrave para a inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado. Entre essas exigências encontram-se as normas para Boas Práticas de Fabricação (BPF) que orientam os produtores a garantirem a qualidade de seus produtos e minimizarem as perdas de alimentos impróprios para o consumo devido a infestações de pragas e/ou contaminações microbiológicas por processos de higieneização não adequados. A pesquisadora da Embrapa, Cristina Monteiro Machado, explica que a não adoção das BPF oferece riscos para a saúde dos consumidores: "Os riscos vão desde coisas mais simples como quebrar um dente por morder um objeto que não deveria estar no alimento, até coisas mais sérias, como uma dor de barriga e até mesmo a morte. Existem casos de contaminação de alimentos que causaram a morte do consumidor". Cristina cita também os problemas que o produtor que não adota as Boas Práticas de Fabricação pode ter "Ele pode enfrentar processos na justiça, ter que pagar multa por não ter seguido a legislação, além de perder clientes insatisfeitos e perder o produto mesmo, que pode se contaminar antes mesmo da venda". As Boas Práticas de Fabricação são normas de procedimentos para se atingir um determinado padrão de identidade e qualidade de um produto. A legislação prevê normas para as boas práticas na elaboração do projeto, construção de edifícios e instalações, para procedimentos a serem adotados pelos funcionários, processos a serem seguidos, cuidados com equipamentos, utensílios, com a limpeza e a sanitização, com a codificação, o armazenagem, a distribuição, o controle de pragas e controle de qualidade. Elas abrangem basicamente aspectos de nível sanitário que vão desde normas de construção específicas, com a finalidade de prevenir a entrada de pragas (roedores, insetos, pássaros e outras espécies de animais) e facilitar a manutenção de higiene das instalações industriais, estocagem e transporte, até os cuidados no cadastramento de fornecedores das matérias primas, no seu recebimento, estocagem e manuseio, na elaboração, transporte e distribuição dos alimentos.
Thesagro: Hortaliça
Processamento
Agricultura familiar
Controle de qualidade
Data Documento: 2015-05-14
Appears in Collections:Prosa Rural (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
ArquivoMP3BPFHortalicasCentrooeste.mp37,06 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace