Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1012073
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Mar-2015
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: COSTA, R. V. da
QUEIROZ, V. A. V.
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
LANZA, F. E.
ZAMBOLIM, L.
FIGUEIREDO, J. E. F.
Informaçães Adicionais: RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; FABRÍCIO EUSTÁQUIO LANZA, BOLSISTA; LAÉRCIO ZAMBOLIM, UFV; JOSE EDSON FONTES FIGUEIREDO, CNPMS.
Título: Prevalência de espécies de Fusarium produtoras de fumonisinas associadas a grãos de milho no Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Páginas: 27 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 112).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Nos últimos anos, grande ênfase tem sido dada aos fitopatógenos que atacam os grãos de milho, principalmente pela sua capacidade de produção de micotoxinas. Fumonisinas são consideradas as micotoxinas mais importantes para a cultura, sendo produzidas em maior quantidade por fungos do gênero Fusarium, que contem espécies altamente complexas quanto a sua identificação. O estudo da distribuição geográfica de espécies de Fusarium produtoras de fumonisinas e seu potencial de produção dessa micotoxina é fundamental para o estabelecimento de estratégias de manejo visando a redução dos níveis de contaminação dos alimentos. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivos: Identificar as espécies de Fusarium da seção Liseola associadas a grãos de milho no Brasil por métodos morfológicos e moleculares; Determinar as espécies predominantes em grãos de milho nas diferentes regiões geográficas do Brasil; Caracterizar o potencial de produção de fumonisinas de isolados de Fusarium spp. coletados em diferentes regiões brasileiras. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir: F. verticillioides é a espécie do gênero Fusarium predominantemente associada a grãos de milho no Brasil (99%); todos os 50 isolados selecionados foram capazes de produzir fumonisinas; elevada variabilidade na produção de fumonisinas, com isolados produzindo desde 0,01 a 2,39 μg.g-1, não sendo detectada correlação com a região geográfica de origem; F. proliferatum e F. subglutinans são patógenos pouco frequentes em milho no Brasil.
Thesagro: Micotoxina
Fungo
Zea mays
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol112.pdf1,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace