Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/982854
Título: Efeito do diferimento sobre a produção de forragem e composição química de Panicum maximum cv. Tobiatã.
Autoria: COSTA, N. de L.
OLIVEIRA, J. R. da C.
PAULINO, V. T.
Afiliação: NEWTON DE LUCENA COSTA, CPAF-RR; José Ribamar da C. Oliveira, Instituto de Zootecnia, Nova Odessa; Valdinei Tadeu Paulino, Instituto de Zootecnia, Nova Odessa.
Ano de publicação: 2001
Referência: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2001.
Páginas: 12 p.
Conteúdo: O efeito da época de diferimento sobre a produção e composição química da forragem de Panicum maximum cv. Tobiatã durante a estação seca, foi avaliado em experimento conduzido em Ouro Preto do Oeste, Rondônia. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com parcelas divididas e três repetições. As épocas de diferimento (28 de fevereiro, 28 de março e 28 de abril) representavam as parcelas principais e os períodos de utilização (30 de junho, 30 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro) as subparcelas. Os resultados obtidos sugerem a viabilidade do diferimento da gramínea, de forma a se ter forragem para a suplementação dos rebanhos durante o período da seca. Com utilizações em junho e julho, o diferimento em fevereiro proporcionou os maiores rendimentos de matéria verde seca (MVS). Já, com utilização em agosto e setembro, o diferimento em março foi o mais produtivo. Independentemente das épocas de diferimento, observou-se redução significativa (P < 0,05) dos teores de proteína bruta (PB) e coeficientes de digestibilidade in vitro da MSV (DIVMVS) com o aumento da idade das plantas, contudo os maiores rendimentos de PB foram obtidos com o diferimento em março e utilizações em julho e agosto. Os maiores coeficientes de DIVMSV foram registrados com o diferimento em março ou abril e utilização em junho. Visando conciliar produção e qualidade da forragem, recomenda-se o diferimento em fevereiro para utilizações em junho e julho e, diferimento em março para utilizações em agosto e setembro.
Thesagro: Digestibilidade
Matéria Seca
Proteína Bruta
NAL Thesaurus: crude protein
digestibility
Palavras-chave: Dry matter yield
Série: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 4).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP4forragem.pdf202,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace