Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/965493
Título: Fertilidade do solo e estoques de carbono e nitrogênio de um Neossolo quartzarênico sob cultivo de fruteiras irrigadas na Região Nordeste do Brasil.
Autoria: BERNARDI, A. C. de C.
TAVARES, S. R. de L.
MACHADO, P. L. O. de A.
MADARI, B. E.
CRISOSTOMO, L. A.
CAMPOS, D. V. B. de
Afiliação: ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE
SILVIO ROBERTO DE LUCENA TAVARES, CNPS
PEDRO LUIZ OLIVEIRA DE A MACHADO, CNPAF
BEATA EMOKE MADARI, CNPAF
LINDBERGUE ARAUJO CRISOSTOMO, CNPAT
DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS.
Ano de publicação: 2004
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2004.
Páginas: 36 p.
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do cultivo de fruteiras irrigadas na fertilidade e nos estoques de C e N de um Neossolo Quartzarênico em Paraipaba, CE. Foram coletadas amostras na linha e na entrelinha de pomares irrigados de banana, caju, manga, sapoti, goiaba e graviola. Em áreas adjacentes sob vegetação de Caatinga hipoxerófila e após 2 anos de desmatamento foram coletadas amostras adicionais. As profundidades de amostragem foram: 0 a 10, 10 a 20 ; 20 a 40 e 40 a 60 cm. Foi determinada a densidade do solo em todas as profundidades. Determinou-se C, N, pH, P, K, Ca, Mg, Na, Al, acidez potencial e condutividade elétrica e calculou-se a soma de bases, capacidade de troca de cátions, saturação por bases e os estoques de C e N. Os resultados indicaram que, nas condições de solo e manejo das áreas estudadas, o cultivo das fruteiras proporcionou melhoria na fertilidade do solo. A irrigação proporcionou uma distribuição mais profunda de nutrientes. Houve aumento nos valores de pH, P, K, Ca, Mg, V% e Na, e diminuição nos teores de matéria orgânica, Al e acidez potencial. Os teores de C e N no solo foram significativamente mais altos na camada superficial (0 a 10 cm). A densidade do solo não foi significativamente influenciada pela profundidade de amostragem. A capacidade de troca de cátions aumentou em função dos aumentos do carbono orgânico do solo. O estoque de C e N na área com vegetação de Caatinga foram 36,8 e 3,33 t ha-1. A retirada da vegetação e o cultivo das espécies frutíferas levaram a diminuições no estoque de C (6-23%) e de N (3-20%). O cultivo do sapoti (Manilkara zapota) aumentou em 13% os estoques de carbono e nitrogênio do solo.
Thesagro: Fertilidade do Solo
Nitrogênio
Banana
Caju
Goiaba
Graviola
Manga
Sapoti
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 52).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd522004fruteirasirrigadas.pdf441,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace