Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/937959
Título: Efeito alelopático do extrato bruto de Brachiaria decumbens na germinação e no vigor de sementes e de plântulas de Brachiaria brizantha.
Autoria: VERONKA, D. A.
MARQUES, D. C.
CAVADA, L. H.
LAURA, V. A.
VALLE, C. B. do
FERREIRA, M. B.
FERREIRA, V. B. N.
GARCEZ, W. S.
CONTREIRAS RODRIGUES, A. P. D.
Afiliação: Darlan Alba Veronka, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, Universidade Anhanguera-UNIDERP; Daniele Coelho Marques, Mestranda Universidade Anhanguera-Uniderp; Leonardo Hiroito Cavada, Mestrando Universidade Federal da Grande Dourados; VALDEMIR ANTONIO LAURA, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; Marcos Barbosa Ferreira, Professor no Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial - Universidade Anhanguera-Uniderp; Valquíria Barbosa Nantes Ferreira, Química, Dra. em Química, Bolsista de Desenvolvimento Científico Tecnológico Industrial, UFMS; Walmir Silva Garcez, Farmacêutico Bioquímico, Dr. em Química Orgânica, Laboratório de Química de Produtos Naturais,UFMS; Adriana Paula D’Agostini Contreiras Rodrigues, Engenheira Agrônoma, Dra. em Ciência e Tecnologia de Sementes, Professora no Mestrado em Produção e Gestão Agroindustrial, Universidade Anhanguera-Uniderp.
Ano de publicação: 2012
Referência: Brasília, DF : Embrapa, 2012.
Páginas: 34 p.
Conteúdo: Objetivou-se identificar os possíveis efeitos alelopáticos produzidos pelo extrato bruto de um acesso da coleção de Brachiaria spp da Embrapa Gado de Corte, denominado Brachiaria decumbens BRA001996 na germinação, no vigor de sementes e no vigor de plântulas de três cultivares de B. brizantha (cvs. Marandu, BRS Piatã e Xaraés). As sementes das cultivares foram semeadas em papel germitest, colocadas em gerbox e incubadas em câmara climática com fotoperíodo controlado. Utilizaram-se quatro repetições de 100 sementes para os testes de germinação e vigor e 25 sementes para o teste de vigor de plântulas. O extrato bruto foi obtido das folhas da gramínea, por meio de técnica laboratorial utilizada para detecção e quantificação de avaliação de saponinas esteroidais. Foram avaliadas duas testemunhas: uma somente com água destilada e outra com água destilada e acrescida de 1% de DMSO e quatro concentrações: 1,85g/mL (10%); 3,7g/mL (20%); 5,55g/mL (30%) e 9,25 mg/mL (50%), totalizando seis tratamentos. Observou-se efeito ?dose-resposta? inibitório significativo (P<0,05) em todos as variáveis avaliadas, nas sementes das três cultivares estudadas. Sabendo-se que os compostos hormonais agem estimulando ou inibindo o metabolismo celular, sugere-se que os efeitos alelopáticos observados no presente trabalho possam estar relacionados ao efeito direto das saponinas esteroidais nas células das sementes e das plântulas das B. brizantha avaliadas. Conclui-se que o extrato bruto de Brachiaria decumbens BRA001996 reduz o vigor e a germinação das sementes, bem como o vigor das plântulas de Brachiaria brizantha, cultivares Xaraés, Piatã e Marandu.
Thesagro: Brachiaria Decumbens
Brachiaria Brizantha
Gramínea
Germinação
Pastagem
Planta Forrageira
Semente
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 188)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC188.pdf933,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace