Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/913370
Título: Uso de geotecnologias para certificação de origem, indicadores de sustentabilidade e transferência de tecnologias em agroecossistemas sustentáveis.
Autoria: MANGABEIRA, J. A. de C.
TOSTO, S. G.
PAIVA SOBRINHO, R.
CARVALHO, C. A. de
Afiliação: JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM; SERGIO GOMES TOSTO, CNPM; RANULFO PAIVA SOBRINHO, INSTITUTO DE ECONOMIA - UNICAMP; CARLOS ALBERTO DE CARVALHO, CNPM.
Ano de publicação: 2011
Referência: Portal Ecodebate: Cidadania e Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2011/01/04/uso-de-geotecnologias-para-certificacao-de-origem-indicadores-de-sustentabilidade-e-transferencia-de-tecnologias-em-agroecossistemas-sustentaveis/>. Acesso em: 4 jan. 2011.
Conteúdo: cada dia que passa cresce a preocupação com a qualidade de vida, retratada em diferentes níveis por todos os países do Globo. O consumidor está cada vez mais atento para os métodos empregados na produção e para os meios utilizados pelos produtores no manejo dos recursos naturais. Os parâmetros adotados para medir e avaliar o desempenho e a sustentabilidade desses produtores, até presente momento, são representados por selos colocados nos produtos para identificá-los como "corretamente" produzidos. Assim, este trabalho tem como objetivo usar geotecnologias (sensoriamento remoto, imagens de satélites de alta resolução, entre outros) para disponibilizar informações georreferenciadas pela internet pelo instrumental WebGIS, com intuito de gerar uma proposta metodológica que contribua para o fortalecimento da denominação de origem de produtos, geração de índice de sustentabilidade e difusão e transferência de tecnologias oriundos de sistemas agrícolas sustentáveis, fortalecendo os selos de qualidade dos produtos oferecidos e garantindo o caráter ambientalmente correto das propriedades. O suporte metodológico, inicial para esta pesquisa em andamento, baseou-se no uso de imagem de satélite de alta resolução espacial por meio da identificação do uso atual das terras no Sistema de Informação Geográfica na integração dos dados relativos a um produtor orgânico, utilizados como parâmetro para testar a viabilidade e confiabilidade das informações geradas. Os primeiros resultados mostram que a metodologia é adequada e consistente aos estudos propostos para este trabalho, representando um interessante caminho metodológico para estudos futuros sobre certificação de origem, rastreabilidade dos sistemas de produção, levantamento dos recursos naturais e dados socioeconômicos, avaliação e análise de impactos ambientais, geração de índices de sustentabilidade e difusão e transferência de tecnologias sustentáveis para a agricultura
Palavras-chave: WebGIS
Indicadores de sustentabilidade
Geoprocessamento
Imagem de satélite
Sistemas de Informações Geográficas
Rastreabilidade
Certificação
Produtores orgânicos
Tipo do Material: Artigo na mídia
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo de divulgação na mídia (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
portalecodebate04012011.pdf465,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace