Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/902228
Título: Enzimas séricas e parâmetros bioquímicos de bovinos (Bos taurus) sadios da raça pantaneira.
Autoria: BORGES, A. C.
JULIANO, R. S.
BARINI, A. C.
LOBO, J. R.
ABREU, U. G. P. de
SERENO, J. R. B.
FIORAVANTI, M. C. S.
Afiliação: ALINNE CARDOSO BORGES, MAPA; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; ANUZIA CRISTINA BARINI, UFPR; JOYCE RODRIGUES LOBO, UFG; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; JOSE ROBSON BEZERRA SERENO, CPAC; MARIA CLORINDA SOARES FIORAVANTI, UFG.
Ano de publicação: 2011
Referência: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2011.
Páginas: 17 p.
Conteúdo: Os colonizadores trouxeram para o Brasil sua cultura, técnicas de produção agropecuária e animais domésticos. No Pantanal, esse processo evoluiu para a formação do bovino Pantaneiro, raça naturalizada local, exemplo de adaptabilidade ao meio ambiente. Porém esses animais vêm sendo gradativamente substituídos por zebuínos desde o final do século XIX, em cruzamentos absorventes que resultaram em risco de extinção dessa população. Para conservar e expandir esse patrimônio genético é necessário conhecer os parâmetros fisiológicos da raça, que podem auxiliar na interpretação de aspectos clínicos, sanitários e metabólicos desses animais. Este trabalho teve o objetivo de estabelecer os valores de referência para atividade sérica da aspartato aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (ALP), gama glutamiltransferase (GGT) e creatino quinase (CK). Também foram quantificados os níveis de bilirrubina, proteína total, globulinas, albumina, uréia, creatinina, glicose, colesterol e fibrinogênio, além da sua correlação com as variáveis, idade e sexo. Para isso, foram colhidas amostras de sangue de 263 animais, em duas propriedades rurais do Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esses indivíduos foram classificados em cinco grupos, de acordo com a faixa etária. Os dados obtidos foram submetidos à estatística descritiva e posteriormente utilizaram-se testes não paramétricos para comparação de medianas. Os resuiltados descritos levam a conclusão de que o aumento da idade cursa com elevação da AST e com a diminuição de ALP e GGT. Além disso, os maiores valores de CK são detectados no período entre 3 a 11 meses, para em seguida ocorrer diminuição. A idade tem relação com todos os parâmetros bioquímicos, exceto a bilirrubina indireta, sendo que o aumento da idade cursa com a elevação da proteína total, creatinina, uréia, colesterol e fibrinogênio e com a diminuição de bilirrubinas total e direta, albumina e glicose. As fêmeas apresentaram valores maiores de uréia e colesterol, enquanto os machos tiveram níveis maiores de glicose e fibrinogênio.
Palavras-chave: Tucura
Patologia clínica
Raças locais
Raças naturalizadas
Série: (Embrapa Pantanal.Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 106).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP106.pdf668,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace