Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/809972
Título: Suplementacao mineral para vacas de cria no Pantanal Mato-Grossense.
Autoria: AFONSO, E.
CATTO, J. B.
POTT, E. B.
COMASTRI FILHO, J. A.
Afiliação: Embrapa Pecuaria Sudeste (Sao Carlos, SP); Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); Embrapa Pantanal (Corumba, MS).
Ano de publicação: 2001
Referência: Corumba: Embrapa Pantanal, 2001.
Páginas: 6p.
Conteúdo: O rebanho bovino do Pantanal e formado por aproximadamente 3 milhoes de animais. Predominantemente de cria, o rebanho tem cerca de 1,5 milhoes de vacas que produzem anualmente aproximadamente 750 mil bezerros desmamados. As pastagens nativas, alimentacao basica dos bovinos no Pantanal, estao sujeitas a variacao quantitativa e qualitativa, em decorrencia das caracteristicas da regiao, ond o grau de inundacao desempenha papel fundamental na disponibilidade de pasto. No Pantanal, alem do periodo critico do meado ao fim da estacao seca, comum a toda regiao Centro-Oeste, ocorre outro periodo critico de meado ao fim do periodo chuvoso. Estes periodos sao variaveis em gravidade, dependendo do regime anual de chuvas e da drenagem local. deficiencias minerais em vacas de cria neloradas, especialmente de P, Ca, Mg, Cu e Zn, tem sido observadas em diversas sub-regioes do Pantanal, em grau variavel de intensidade. Foram detectadas tambem concentracoes elevadas de Fe e de Mn em pastagens e em tecidos de bovinos.
Thesagro: Bovino
Vaca
Palavras-chave: Suplementacao mineral
Pantanal: Bovine
Mineral supplementation
Série: (Embrapa Pantanal. Comunicado Tecnico, 25).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COT25.pdf54,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace