Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/543656
Título: Manejo e práticas culturais.
Autoria: MANDELLI, F.
MIELE, A.
Afiliação: FRANCISCO MANDELLI, CNPUV; ALBERTO MIELE, CNPUV.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: NACHTIGAL, J. C.; MAZZAROLO, A. (Ed.). Uva: o produtor pergunta, a Embrapa responde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2008.
Páginas: p. 95-108.
Conteúdo: A poda na videira consiste na eliminação de partes dos ramos da planta com os propósitos de regular a produção, tornando-a constante, econômica e de boa qualidade, de facilitar o controle das doenças e de manter o formato da planta. Basicamente, a poda tem por finalidade equilibrar a carga frutífera com o desenvolvimento da planta. Os princípios da poda são: ? A videira normalmente frutifica em ramos que se desenvolvem de sarmentos do ano anterior. ? Em geral, a frutificação é inversa ao vigor. ? O vigor individual dos ramos da videira é inversamente proporcional a seu número. ? Uma videira tem condições de nutrir e maturar de forma eficaz somente uma determinada quantidade de frutos. ? O viticultor deverá vigiar para que a futura área foliar e a produção tenham as melhores condições de aeração, calor e luminosidade, qualquer que seja o sistema de poda aplicado.
Thesagro: Desfolha
Manejo
Poda
Pratica Cultural
Raleio
Uva
Viticultura
Palavras-chave: Sistema de condução
Desbrota
Desponta
Série: (Coleção 500 perguntas, 500 respostas).
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ID10891.pdf915,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace