Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/541856
Title: Controle de lagartas associadas à fruticultura de clima temperado com inseticidas reguladores de crescimento.
Authors: BOTTON, M.
ARIOLI, C. J.
HÄRTER, W. da R.
ZART, M.
MULLER, C.
Affiliation: MARCOS BOTTON, CNPUV; Cristiano João Arioli, Isca Tecnologias; Wagner da Roza Härter, Mestrando UFPel; Marcelo Zart, Mestrando UFPel; Cristiane Muller, Mestranda ESALQ.
Date Issued: 2007
Citation: Revista da Maçã, Fraiburgo, v. 1, n. 5, p. 8-12, 2007.
Description: o termo reguladores de crescimento de insetos (Insect Growth Regulators - IGR) tem sido empregado para aqueles inseticidas que impedem o desenvolvimento normal dos insetos, afetando seu crescimento, reprodução e metamorfose. No caso da fruticultura de clima temperado do Brasil, encontram-se em fase de pesquisas inseticidas reguladores de crescimento que imitam o hormônio juvenil (piriproxifen), aceleram a ecdise (metoxifenozide e tebufenozide) e inibem a síntese de quitina (flufenoxurom, lufenurom e novalurom). Como os reguladores de crescimento atuam sobre os insetos principalmente após a ingestão, somente as espécies que se alimentam de superfícies tratadas (folhas e frutos) são afetadas, o que auxilia na preservação dos inimigos naturais resultando numa menor ocorrência de pragas secundárias como ácaros (vermelho e rajado) e cochonilhas (piolho de são josé e cochonilha branca do pessegueiro). Embora outros inseticidas também atuem como reguladores de crescimento de insetos (ex. buprofezin, ciromazina), as pragas controladas por esses produtos não são primárias na fruticultura temperada, por isso, não serão abordadas neste artigo.
Thesagro: Fruticultura
Inseticida
Inseto
Lagarta
Maçã
Praga
Regulador de Crescimento
Keywords: Reguladores de crescimento de Insetos
Controle
Type of Material: Artigo na mídia
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo de divulgação na mídia (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
88322007p.812.pdf4.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace