Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/47794
Título: Epidemiologia molecular de Anaplasma marginale em bovinos criados no Estado de Rondônia e Acre.
Autoria: BRITO, L. G.
OLIVEIRA, M. C. de S.
NETTO, F. G. da S.
ROCHA, R. B.
CAVALCANTE, F. A.
MARIM, A. D.
SOUZA, G. C. R. de
SILVA, JULIANA LEITE da
BENITEZ, F.
MOURA, M. M. da F.
Afiliação: LUCIANA GATTO BRITO, CPAF-RO; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; FRANCELINO GOULART DA SILVA NETTO, CPAF-RO; RODRIGO BARROS ROCHA, CPAF-RO; FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; ADRIANA DENISE MARIM, Mestranda Univ. Fed. de Rondônia/UNIR/Porto Velho, RO.; GISLAINE CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA, Acadêmica de Ciências Biológicas da UNIR; JULIANA LEITE DA SILVA, Acadêmica de Ciências Biológicas da UNIR; FABIANO BENITEZ, Méd. Vet. BSc. Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia/IDARON.; MARIA MANUELA DA FONSECA MOURA, Bióloga D.Sc. Professora Adjunta CIBEBI UNIR Porto Velho RO.
Ano de publicação: 2007
Referência: Porto Velho: Embrapa Rondônia, 2007.
Conteúdo: A anaplasmose bovina, causada pela rickettsia Anaplasma marginale tem como principal vetor no Brasil Rhipicephalus (Boophilus) microplus. Os bovinos que sobrevivem a infecção inicial convertem-se em portadores, tornando-se uma fonte de infecção para os artrópodes vetores. A doença se caracterizada por anemia hemolítica, perda de peso, decréscimo na produção de carne e leite, aborto e morte, causando grandes prejuízos à produtividade dos rebanhos. Nesse trabalho determinou-se a prevalência de A. marginale em rebanhos bovinos criados em oito microrregiões de Rondônia e quatro microrregiões do Acre através da utilização da técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizada para amplificação de um fragmento de 458 pb do gene msp5. Verificou-se uma taxa de prevalência de 98,6% nas amostras provenientes de Rondônia e de 92,87% nas amostras provenientes do Acre. As taxas de prevalência não diferiram significativamente entre as microrregiões analisadas caracterizando os estados de Rondônia e Acre como áreas de estabilidade enzoótica para A. marginale.
Thesagro: Anaplasma Marginale
Bovino
Epidemiologia
NAL Thesaurus: molecular epidemiology
Palavras-chave: Rondônia
Acre
Série: (Embrapa Rondônia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 49).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Boletim49.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace