Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/338518
Título: Quantificação e distribuição espacial do carbono orgânico na paisagem e em perfis de solos do Município do Rio de Janeiro.
Autoria: MENDONÇA-SANTOS, M. de L.
SILVA, E. F. da
LUMBRERAS, J. F.
OLIVEIRA, R. P. de
Afiliação: MARIA DE LOURDES M SANTOS BREFIN, CNPS
ENIO FRAGA DA SILVA, CNPS
JOSE FRANCISCO LUMBRERAS, CNPS
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA, CNPS.
Ano de publicação: 2003
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2003.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: A preocupação internacional sobre o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera e de sua incidência sobre as mudanças climáticas suscitou o interesse de se estudar o sequestro de carbono pelos solos como uma alternativa para reduzir a concentração de CO2 da atmosfera. Os solos representam aproximadamente 75% da reserva terrestre de carbono. O objetivo deste trabalho foi o de estimar a magnitude do estoque de carbono orgânico sequestrado pelos solos do município do Rio de Janeiro, RJ, bem como a sua distribuição vertical nos perfis e espacial na paisagem. Para a estimativa do estoque de carbono nos solos, utilizou-se a concentração do carbono orgânico dos solos determinada por via úmida, a densidade do solo e a espessura do solum até 100 cm. Os resultados mostram que os solos, de acordo com sua gênese e posição na paisagem, possuem capacidade diferenciada de armazenar carbono. Os solos das partes baixas da paisagem (Organossolos, Solos de Mangue e Gleissolos), possuem maior capacidade de armazenar carbono (200 a 500 MgC ha-1), mas constituem somente 10% da área total estudada. Para o estudo da distribuição vertical do carbono orgânico nos perfis, foram consideradas as profundidades de 0-10, 10-20, 20-40, 40-60, 60-80 e 80-100 cm. Os resultados são apresentados na forma de estoque de Carbono, em Mg de Carbono por hectare (MgC ha-1), em perfis médios representativos das principais classes de solos estudadas. Esses resultados servirão para elucidar a diferenciação dos solos com relação ao seu papel de sumidouro de carbono, sua distribuição na paisagem e de onde se concentra no perfil, o carbono sequestrado. Além de funcionar como "linha de base" para desenvolver estratégias relativas a sequestro de carbono, essa abordagem fornece ainda, subsídios à compreensão do funcionamento nos solos, do carbono sequestrado.
Palavras-chave: Seqüestro de carbono
Mudanças climáticas globais
Brasil
Rio de Janeiro
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 39).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd392003quantificacao.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace