Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/322255
Título: Eficiência do pó de alho (Allium sativum L.) no controle dos parasitos de bovinos.
Autoria: BIANCHIN, I.
GOMES, A.
FEIJO, G. L. D.
VAZ, E. C.
Afiliação: IVO BIANCHIN, PESQUISADOR APOSENTADO - CNPGC; ALBERTO GOMES, PESQUISADOR APOSENTADO; GELSON LUIS DIAS FEIJO, CNPGC; EUSTÁQUIO CAMARGOS VAZ.
Ano de publicação: 1999
Referência: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 1999.
Páginas: 31 p.
Conteúdo: Nos últimos anos, a Embrapa Gado de Corte tem recebido inúmeras indagações por carta, telefone, em palestras etc. sobre a utilização do alho, em especial, no controle da mosca-dos- chifres (Haematobia irritans irritans) em bovinos. O principal objetivo do experimento foi verificar a eficácia do alho em pó, adicionado ao sal mineral, no controle de mosca-dos-chifres, carrapatos (Boophilus microplus) e helmintos de bovinos. Foram utilizados 42 novilhos cruzados, distribuídos em dois grupos de 21 animais, levando-se em consideração a raça, o peso, ovos por grama de fezes (OPH), numero de moscas, idade e o numero de carrapatos. Durante todo o período experimental, os grupos ficaram em piquetes separados com pastagens de Brachiaria decumbens. Um grupo de animais (Grupo 1) recebeu sal mineral mais 2% de alho em pó, e o outro (Grupo 2), somente sal mineral. A cada 28 dias os animais eram pesados. A cada catorze dias eram feitas coletas de fezes e contagens de mosca-dos-chifres e de carrapato. O consumo médio de sal mineral durante o experimento foi de 121 gramas/animal/dia para o Grupo 1 e de 112 gramas/animal/dia para o Grupo 2. O numero de carrapatos, durante todo o período experimental, foi de 4,3 teleoginas/animal/dia para o grupo 2. Não houve diferenças significativas (P>0,05) entre as populações de carrapatos dos dois grupos. A media geral de moscas dos grupos durante todo o período experimental foi de 97 a 82 para o Grupo 1 e 2, respectivamente. Não houve diferença significativa entre as medias dos grupos (P>0,05). A media geral do OPG foi de 219 e 416, respectivamente, para o Grupo 1 e 2, diferindo significativamente entre si (P<0,05). O alho em pó adicionado em proporção correspondente a 2% da formulação mineral e fornecido ad libitum aos bovinos, não diminuiu a população de carrapato-do-boi e da mosca-dos-chifres. A redução de 47,3% no OPG e pequena para que o alho seja considerado eficiente contra os nematóides gastrintestinais de bovinos.
Thesagro: Allium Sativum
Boophilus Microplus
Bovino
Carrapato
Cerrado
Haematobia Irritans
Helminto
Parasito
NAL Thesaurus: Brazil
cattle
parasites
ticks
Palavras-chave: Sanidade
Mosca-dos-chifres
Controle
Brasil
Health
Horn fly
Helmints
Control
Brazilian savannas
Série: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de pesquisa, 8)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eficiencia-do-po-de-alho.pdf601,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace