Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1159942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRACHWAL, M. F. G.
dc.contributor.authorZANATTA, J. A.
dc.contributor.authorMALAGE, L.
dc.contributor.authorROSA, S. L. K.
dc.date.accessioned2023-12-22T14:34:15Z-
dc.date.available2023-12-22T14:34:15Z-
dc.date.created2023-12-18
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2023.
dc.identifier.issn1980-3982
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1159942-
dc.descriptionO presente trabalho fornece a magnitude da contribuição da floresta urbana Bosque Reinhard Maack no microclima local, por meio do monitoramento da temperatura do ar em seu interior, comparativamente com áreas próximas. O Bosque Reinhard Maack demonstrou potencial para atuar na atenuação da temperatura, especialmente nos verões, com diferenças de até 5,18 °C a menos no interior da mata em relação à área externa. Além disso, atuou de forma similar com efeito termorregulador, suprimindo temperaturas extremas e auxiliando no equilíbrio térmico. Desta forma, observa-se que remanescentes florestais urbanos também se agregam à frente da mitigação e adaptação à mudança climática em nível local, contribuindo com maior conforto térmico à comunidade local. Os bosques urbanos são importantes aliados no enfrentamento à mudança climática, proporcionando maior resiliência à cidade. Investir na conservação e ampliação de áreas verdes, como os remanescentes florestais é uma estratégia eficaz para promover a sustentabilidade urbana, melhorar a qualidade de vida dos moradores locais e contribuir para o enfrentamento da mudança climática. A publicação visa conscientizar a população sobre a urbanização sustentável e a qualidade do ar com contribuição para mitigação e adaptação à mudança do clima, por meio de gestão sustentável de florestas, fortalecendo as políticas para o desenvolvimento sustentável em áreas urbanas. Esses resultados apresentam forte alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) (ODS 11, 12, 13, 15 e 17).
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 498).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBosque Reinhard Maack
dc.subjectSelo ODS
dc.subjectSustentabilidade
dc.subjectObjetivos do desenvolvimento sustentável
dc.titleContribuição de uma floresta urbana na atenuação da temperatura do ar para o enfrentamento da mudança do clima: caso do Bosque Reinhard Maack.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroFloresta
dc.subject.thesagroFloresta Urbana
dc.subject.thesagroMudança Climática
dc.subject.thesagroTemperatura
dc.description.notesSelo ODS 11, 12, 13, 15 e 17.
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1159942
riaa.ainfo.lastupdate2023-12-22
dc.contributor.institutionMARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF; JOSILEIA ACORDI ZANATTA, CNPF; LAURA MALAGE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; STEFANIE LAIS KREUTZ ROSA, SOLO FÁCIL CONSULTORIA E SERVIÇOS LTDA.
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-ComunicadoTecnico498.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace