Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1158611
Title: O mercado de biofertilizantes e inoculantes: status e potencial de ativos da Embrapa Milho e Sorgo.
Authors: MIRANDA, R. A. de
MARRIEL, I. E.
OLIVEIRA-PAIVA, C. A.
Affiliation: RUBENS AUGUSTO DE MIRANDA, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA PAIVA, CNPMS.
Date Issued: 2023
Citation: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2023.
Pages: 15 p.
Description: Os bioinsumos estão intrinsecamente atrelados ao sucesso da agricultura brasileira, e um grande exemplo disso é o da inoculação da soja com bactérias do gênero Bradyrhizobium para a fixação biológica de nitrogênio, algo que foi fundamental para o crescimento da cultura da oleaginosa no Brasil. Mais recentemente, o setor de bioinsumos vem apresentando taxas de crescimento extraordinárias e se estabelecendo como protagonista no agronegócio brasileiro, adquirindo relevância entre as principais culturas agrícolas do País e não apenas na soja. Almejando expandir e fortalecer o uso de bioinsumos para promover a sustentabilidade da agropecuária, foi lançado em 2020 o Programa Nacional de Bioinsumos, para pavimentar um futuro ainda mais promissor para o setor (Brasil, 2020). Nesse contexto, a Embrapa Milho e Sorgo não esteve à margem dessas mudanças, pois também vem contribuindo com o desenvolvimento e a transferência de soluções tecnológicas disruptivas. O presente trabalho avalia o potencial de impacto de duas dessas soluções, um inoculante para fixação biológica de nitrogênio em gramíneas e um inoculante para solubilização de fosfato, sendo esse último já um grande sucesso comercial.
Thesagro: Fixação de Nitrogênio
Solubilização
Fosfato
Tecnologia
Keywords: Bioinsumo
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 278).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPMS)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace