Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1153085
Título: A coleta de sementes de Eriotheca pubescens (Mart.) Schott & Endl. antes do início da dispersão é prejudicial à germinação?
Autoria: SILVA, D. A. da
Afiliação: DULCE ALVES DA SILVA, Cenargen.
Ano de publicação: 2023
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2023.
Conteúdo: E. pubescens é uma árvore do Cerrado com potencial ornamental que também pode ser utilizada na restauração de áreas degradadas. Por se tratar de espécie anemocórica, a coleta de seus frutos fechados seria mais eficiente que a de abertos, pois previne a dispersão, porém pode ser prejudicial à germinação de suas sementes caso aconteça antes delas atingirem a sua maturidade fisiológica. Testamos a germinação de sementes de frutos fechados (FF) e em fase de dispersão (FD), coletados em Brasília (DF) em agosto de 2019. A germinação das sementes foi realizada em BOD (25º ± 2o C e 12 h luz), com quatro réplicas de 30 sementes por categoria. As porcentagens de germinação das duas categorias de sementes foram comparadas por regressão logística. Os valores de porcentagem de germinação das duas categorias de sementes foram altos e não diferiram entre si (99% e 98% respectivamente). Portanto, a coleta de E. pubescens pode se restringir aos frutos desenvolvidos que ainda não abriram para dispersão de suas sementes sem prejudicar a germinação das mesmas.
Thesagro: Semente
Malvaceae
Palavras-chave: Coleta de semente
Colher-de-vaqueiro
Paina-do-cerrado
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 376)
Notas: Na publicação - Alves-da-Silva, Dulce.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BOL-PESQ-DES-376-FINAL.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace