Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1142946
Título: Avaliação de diferentes materiais genéticos de feijão-guandu em consórcio com capim-marandu na recuperação de pastagens degradadas.
Autoria: OLIVEIRA, P. P. A.
GODOY, R.
OLIVEIRA, B. A.
PEDROSO, A. de F.
BONANI, W. L.
RODRIGUES, P. H. M.
LELIS, A. L. J.
Afiliação: PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE; RODOLFO GODOY, CPPSE; BIA ANCHÃO OLIVEIRA, Massey University; ANDRE DE FARIA PEDROSO, CPPSE; WILLIAN LUCAS BONANI, Engenheiro-agrônomo; PAULO HENRIQUE MAZZA RODRIGUES, USP-FMVZ; ANA LAURA JANUÁRIO LELIS, UNESP.
Ano de publicação: 2022
Referência: São Carlos, SP: Embrapa Pecuária Sudeste, 2022.
Páginas: 23 p.
Conteúdo: A recuperação de pastagens é estratégia prioritária no Brasil e tecnologias envolvendo leguminosas são vantajosas, pois diminuem a dependência de fertilizantes nitrogenados e de suplemento mineral proteinado. Com o objetivo de avaliar o potencial de uso de uma mistura de materiais genéticos de guandu (G 66-95 e G 6-95) em consórcio com capim-Marandu (Urochloa (syn. Brachiaria) brizantha (Hochst ex A. Rich) Stapf cv. Marandu) para a recuperação de pastagens degradadas foi desenvolvido um experimento em campo, sob condição de pastejo. Foram comparados quatro tratamentos: pastagens degradadas, pastagens recuperadas de forma convencional (com melhoria do manejo da planta forrageira e recomposição da fertilidade do solo com corretivos e fertilizantes), pastagens recuperadas por meio do consórcio com guandu cultivar BRS Mandarim e pastagens recuperadas por meio do consórcio com uma mistura de materiais genéticos de guandu (linhagem G 6-95 e cultivar G 66-95). O material G 66-95 trata-se da cultivar BRS Guatã e possui hábito de crescimento muito semelhante à linhagem G 6-95, com arquitetura de planta menor e mais ereta que a cultivar BRS Mandarim, o que facilitou o manejo da pastagem e o consumo pelos animais. Apesar do aumento da lotação animal em relação à literatura, o consórcio de forragem, com a mistura de guandu G 6-95 e G 66-95, apresentou produção e capacidade de suporte menor do que com a cultivar BRS Mandarim. A despeito da facilidade de manejo, após a roçada, a mistura da linhagem G 6-95 com a cultivar BRS Guatã (G 66-95) apresentou rebrota insignificante, sendo recomendada somente para sistemas de produção em que haja interesse no consórcio pelo período de um ano.
Thesagro: Leguminosa Forrageira
Brachiaria
Cajanus Cajan
Palavras-chave: ODS 15
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
Pastagens degradadas
Série: (Embrapa Pecuária Sudeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 52).
ISSN: 1981-2078
Notas: ODS 15 - Vida Terrestre.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
BOLETIM-52.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace