Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1138737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFONSECA, M. J. de O.
dc.contributor.authorRAFAEL, D. D.
dc.contributor.authorCONEGLIAN, R. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, M. P. DA
dc.contributor.authorBARBOZA, H. T. G.
dc.contributor.authorSOARES, A. G.
dc.date.accessioned2022-01-05T12:01:21Z-
dc.date.available2022-01-05T12:01:21Z-
dc.date.created2022-01-04
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationRio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2021.
dc.identifier.issn0101-630X
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1138737-
dc.descriptionNa comercialização de tomates em cacho, é necessário minimizar o despencamento natural dos frutos à medida que amadurecem. O despencamento dos frutos mais maduros deprecia o cacho e pode ser mais intenso conforme a variedade. O presente trabalho objetivou avaliar a influência da aplicação pós-colheita de giberelina (GA3) na redução do despencamento natural em tomate italiano (Solanum lycopersicum L.) cv. BRS Nagai. Cachos de tomate italiano cv. BRS Nagai produzidos sob o sistema TOMATEC ®, em área comercial localizada em Tanguá, RJ, foram colhidos verde maduros e submetidos à aspersão direcionada para a ráquis com água destilada (T1), que foi considerado o controle do processo e com 90 mg/L de GA 3 (T2). Os cachos foram avaliados quanto à perda de massa fresca (%), firmeza dos frutos (N), coloração de casca e quanto ao despencamento natural (%) nos dias 1, 3, 6, 8, 10, 12 e 15 após a colheita. Com exceção do despencamento natural (2,26% e 3,77% no controle contra 0,68% e 1,36% quando se aplicou GA3, nos tempos 1 dia e 15 dias, respectivamente), não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos para as demais características avaliadas. Os resultados obtidos indicam que a aplicação pós-colheita de GA3 pode ser uma tecnologia promissora para fixação de frutos de tomate em cacho, sem alterar sua qualidade pós-colheita durante o armazenamento, tais como perda de massa fresca, firmeza e coloração de casca.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Agroindústria de Alimentos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 38).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGiberelina
dc.subjectGA3
dc.subjectRegulação do desenvolvimento
dc.subjectParâmetros de qualidade
dc.titleControle do Despencamento Natural de Frutos de Tomate Italiano em Cacho Via Aspersão Pós-Colheita de Ácido Giberélico.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroTecnologia de Alimento
dc.format.extent221 p.
riaa.ainfo.id1138737
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-05
dc.contributor.institutionMARCOS JOSE DE OLIVEIRA FONSECA, CTAA; DIEGO DIAS RAFAEL, Universidade Federal de Viçosa; REGINA CELI CAVESTRÉ CONEGLIAN, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; MICHELE PAULA DA SILVA, Profissional Autônomo; HENRIQUETA TALITA GUIMARAES BARBOZA, CTAA; ANTONIO GOMES SOARES, CTAA.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP-01-20-BPD-38-tomate.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace