Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGALVANI, F.
dc.contributor.authorOKAMURA, L. A.
dc.contributor.authorSALIS, S. M.
dc.date.accessioned2024-04-17T07:24:53Z-
dc.date.available2024-04-17T07:24:53Z-
dc.date.created2021-12-14
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCorumbá: Embrapa Pantanal, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137802-
dc.descriptionResumo: A utilização de fontes renováveis na matriz energética mundial, especialmente a proveniente da biomassa, é um dos maiores desafios da sociedade atual na busca por alternativas ambientalmente favoráveis e economicamente viáveis. O uso de resíduos de biomassa tem se mostrado ser essa alternativa para a produção de energia renovável, seja por meio da queima direta, ou pela fabricação de bioproduto. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é caracterizar química e fisicamente os resíduos de duas espécies lenhosas nativas, canjiqueira (Byrsonima cydoniifolia) e cambará (Vochysia divergens), provenientes do manejo de limpeza do campo no Pantanal para avaliar e identificar suas potencialidades de aplicação em novos produtos e/ou geração de energia. As serragens dessas duas espécies foram avaliadas quanto às análises imediata, elementar, poder calorífico, termogravimetria, calorimetria exploratória diferencial, espectroscopia na região do infravermelho, composicional (extrativos, hidrólise ácida e ligninas solúveis, insolúveis e totais, teor de celulose e hemicelulose) e quanto ao potencial de briquetagem. Os resultados apontam um excelente potencial de ambas as biomassas para geração de energia, principalmente da canjiqueira devido ao elevado teor de lignina, o que lhe confere um poder calorífico mais elevado. Além disso, a baixa presença de material inorgânico (cinzas) permite que essa espécie possa ser adequadamente utilizada em sistemas de geração térmica, sem comprometer o poder calorífico, a eficiência de combustão e a manutenção de equipamentos. Ressalta-se que o alto teor de lignina pode ser benéfico não apenas para geração de energia como também para outras aplicações dentro do conceito de biorrefinarias de lignina. O baixo teor de hemicelulose e celulose de ambas as biomassas demonstrou o baixo potencial para aplicações mais nobres como obtenção de polpa celulósica e também para produção de etanol celulósico.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Pantanal. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 146).
dc.rightsopenAccess
dc.titlePotencial energético das biomassas de canjiqueira e do cambará.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroBioenergia
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroRecurso Energético
dc.subject.nalthesaurusBioenergy
dc.subject.nalthesaurusBiomass production
dc.subject.nalthesaurusEnergy resources
riaa.ainfo.id1137802
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-16
dc.contributor.institutionFABIO GALVANI, CPAP; LAYSSA ALINE OKAMURA, Senai, Três Lagoas, MS; SUZANA MARIA DE SALIS, CPAP.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Potencial-energetico-das-biomassas-de-canjiqueira-BP146.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace