Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1136861
Título: Eficiência de Uso da Água e Potencial Mitigador de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Cultivares de Arroz sob Irrigação por Inundação Contínua e Intermitente.
Autoria: SCIVITTARO, W. B.
PARFITT, J. M. B.
FAGUNDES, P. R. R.
SILVA, G. T.
GRIEP, S. P.
CAMPOS, A. D. S. de
Afiliação: WALKYRIA BUENO SCIVITTARO, CPACT; JOSE MARIA BARBAT PARFITT, CPACT; PAULO RICARDO REIS FAGUNDES, CPACT; GIOVANA TAVARES SILVA; SAMUEL PIEPER GRIEP; ALEXSSANDRA DAIANE SOARES DE CAMPOS.
Ano de publicação: 2021
Referência: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2021.
Páginas: 19 p.
Conteúdo: O cultivo de arroz irrigado é uma atividade com demanda hídrica e potencial de emissão de ga- ses de efeito estufa (GEE) elevados, características que lhe conferem impacto ambiental negativo potencial. Entretanto, esses efeitos podem ser minimizados por alterações no manejo da cultura, com destaque para o manejo da água e a seleção de cultivares mais adaptadas ao estresse hídrico e com menor potencial de emissão de GEE. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a eficiência de uso da água e o potencial de emissão de GEE de cultivares de arroz sob irrigação por inundação contínua e intermitente. O estudo foi realizado na safra 2019/2020, em Planossolo Háplico, no município de Capão do Leão, RS. Foram avaliadas as combinações de dois sistemas de irrigação (inundação contínua e intermitente), três cultivares de arroz [XP 113 (híbrido − subespécie índica)], BRS Pampa CL (subespécie índica) e BRS 358 (subespécie japônica)) e duas densidades de planta (150 e 300 plantas m -2 ). As coletas de amostras de ar para avaliação de emissões de metano (CH 4 ) e óxido nitroso (N 2 O) foram feitas utilizando-se o método da câmara estática fechada. Avaliaram-se as emissões sazonais de CH 4 e N2 O do solo, o potencial de aquecimento global parcial (PAGp), assim como o desempenho produtivo e a eficiência de uso da água da cultura do arroz. As emissões sazonais de CH 4 foram superiores sob irrigação por inundação contínua, relativamente à inundação intermi- tente, não se verificando efeito do sistema de irrigação sobre as emissões totais de N 2 O. O híbrido XP 113 pro- porcionou menores emissões totais de CH 4 e PAGp que as cultivares convencionais BRS Pampa CL e BRS 358. As emissões de CH 4 e o PAGp aumentaram com a densidade de plantas. O CH 4 contribuiu com quase a totalidade do PAGp da cultura do arroz. As cultivares BRS Pampa CL e XP 113 proporcionaram maior produ- tividade de grãos que a ‘BRS 358’. A adoção de irrigação por inundação intermitente sem drenagem promove aumento na eficiência de uso da água da cultura do arroz. O sistema de irrigação por inundação intermitente sem drenagem e o uso de cultivares de arroz com menor potencial de emissão de GEE constituem-se em alternativas mitigadoras de emissões de GEE da lavoura de arroz irrigado.
Thesagro: Arroz
Água
Efeito Estufa
Irrigação
Palavras-chave: Selo ODS
Série: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 345).
Notas: ODS.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim-345.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace