Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1136231
Título: Revisão sistemática de efeitos anti-inflamatórios correlacionados a artrite rematoide junto ao uso de passiflora ssp.
Autoria: CRUZ, A. P. D. de A.
PEREIRA, N. de P.
MORAIS NASCIMENTO, V. E. B. de
FONSECA, P. P. da
COSTA, A. M.
GOMES, R. O.
SOARES, D. de M.
Afiliação: ANA PAULA DÓRIA DE ARAÚJO CRUZ; NEILA DE PAULA PEREIRA; VITÓRIA ELLEN BATISTA DE MORAIS NASCIMENTO; PATRÍCIA PEREIRA DA FONSECA; ANA MARIA COSTA, CPAC; RENATA OLIVEIRA GOMES; DENIS DE MELO SOARES.
Ano de publicação: 2021
Referência: CATAPAN, E. A. (org.). Avanços e desafios na área da saúde. São José dos Pinhais: Brazilian Journals Editora, 2021. v. 1, p.
Conteúdo: RESUMO: Os anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES) são os comumente utilizados em doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide, porém trazem consigo uma série de efeitos colaterais. O uso de produtos naturais tem se disseminado como alternativa complementar às terapias convencionais. Dentre estes, se encontram as espécies de Passiflora spp têm mostrado resultados favoráveis quanto ao controle da inflamação. Diante disto, este trabalho teve por finalidade fazer um levantamento de todos os trabalhos que envolvessem pesquisas experimentais em modelos de inflamação, a fim de avaliar sistematicamente os efeitos anti-inflamatórios das espécies de Passiflora. Os bancos de dados incluíram Medline / Pubmed e Sciencedirect, utilizando como facilitadores de acesso o Periódico CAPES e Google Acadêmico, utilizando os seguintes termos de busca, ?Passifloracea?, ?Passiflora?, ?inflamação? e ?artrite?. Esta revisão foi conduzida de acordo com as diretrizes de itens de relatório preferenciais para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). Resultados: 20 estudos foram revisados sistematicamente, onde quais demonstraram o potencial efeito anti-inflamatório da Passiflora nos parâmetros ligados a inflamação. No modelo de edema os estudos revelaram que a Passiflora foi capaz de atenuar o volume do edema; exerceu efeito inibitório tanto recrutamento de leucócitos quanto no influxo de neutrófilos nos experimentos de indução da pleurisia; no ensaio de colite experimental demonstrou efeito protetor da mucosa e proporcionou redução da área lesionada; na avaliação da MPO influenciou na redução da atividade desta enzima. Ademais, também exerceu efeito inibitório sobre a síntese de citocinas, TNF -α , IL-1β, IL-6, como também foi capaz de reduzir a produção de NO, PGE2 e reduzir a expressão da COX-2, além de desempenhar uma regulação negativa na ativação do NF-κB. Conclusão: A Passiflora mostrou-se uma promissora fonte natural demonstrando potencial atividade anti-inflamatória, o que pode servir como uma alternativa no tratamento de doenças inflamatórias, como a artrite reumatóide, com efeitos colaterais minimizados.
Thesagro: Passifloraceae
Maracujá
Inflamação
Artrite
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana-Maria-Revisao-sistematica-de-efeitos-antiinflamatorios.pdf685,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace