Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135370
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPAES, M. C. D.
dc.contributor.authorGUIMARAES, P. E. de O.
dc.contributor.authorCARVALHO, C. W. P. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. C. de
dc.date.accessioned2021-10-15T18:01:11Z-
dc.date.available2021-10-15T18:01:11Z-
dc.date.created2021-10-15
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1135370-
dc.descriptionAs propriedades térmicas e reológicas do amido são determinantes na qualidade tecnológica deste biopolímero, entretanto essas não são consideradas no desenvolvimento de cultivares de milho no Brasil, não permitindo a apropriação ao diversificado setor agroindustrial. Assim, o objetivo do presente estudo foi caracterizar híbridos de milho quanto ao perfil viscoamilográfico do amido isolado. Os amidos isolados de trinta e seis híbridos de milho, experimentais e comerciais, foram caracterizados em um analisador rápido de viscosidade (RVA), sendo avaliadas as variáveis temperatura de pasta, viscosidade máxima a frio, viscosidade máxima, viscosidade mínima no aquecimento, viscosidade de quebra, viscosidade máxima no resfriamento, retrogradação e viscosidade final. O delineamento experimental utilizado foi o látice simples 6x6, sendo os tratamentos constituídos por 36 híbridos de milho. As análises para verificar o grau de divergência entre os híbridos foram realizadas com base na distribuição de frequência dos híbridos em intervalos de classes para cada variável e ainda com base no algoritmo de Gower, para determinar a distância entre pares de híbridos, além do método UPGMA para definir os agrupamentos dos híbridos. Foram identificados padrões diferentes nos viscoamilogramas. A distribuição de frequência apresentou dissimilaridades para os intervalos de classes nos histogramas de algumas variáveis. Cinco grupos distintos de híbridos foram formados considerando o conjunto de variáveis do perfil viscoamilográfico dos amidos isolados. Três grupos corresponderam a apenas um híbrido, sendo o primeiro e o segundo formados pelos híbridos experimentais 1M1819 e 1N1975, e o terceiro, pelo híbrido comercial BRS 1055. Vinte e quatro híbridos formaram o quarto grupo, e o quinto foi formado por nove diferentes híbridos. A caracterização evidenciou diversidade no perfil viscoamilográfico de amido para diferentes híbridos de milho.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 231).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRVA
dc.subjectGel
dc.titlePerfil viscoamilográfico de amidos isolados de híbridos de milho.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroPropriedade Físico-Química
dc.subject.thesagroViscosidade
dc.subject.thesagroFenômeno Físico
dc.subject.thesagroGelatinização
dc.subject.nalthesaurusPasta
dc.subject.nalthesaurusGelatinization
dc.subject.nalthesaurusViscosity
dc.format.extent225 p.
riaa.ainfo.id1135370
riaa.ainfo.lastupdate2021-10-15
dc.contributor.institutionMARIA CRISTINA DIAS PAES, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; CARLOS WANDERLEI PILER DE CARVALHO, CTAA; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOL-231-Perfil-viscoamilografico-amidos-milho.pdf962,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace