Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1133005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIRA-GUEDES, A. C.
dc.contributor.authorSILVA-JÚNIOR, J. N. N.
dc.contributor.authorROSÁRIO, B. C. do
dc.contributor.authorMACIEL, S. P. O.
dc.contributor.authorGUEDES, M. C.
dc.date.accessioned2021-07-17T01:03:56Z-
dc.date.available2021-07-17T01:03:56Z-
dc.date.created2021-07-16
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: EVANGELISTA, W. V. (org.). Produtos florestais não madeireiros: tecnologia, mercado, pesquisa e atualidades. Guarujá: Científica Digital, 2021. cap. 19, p. 333-348.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1133005-
dc.descriptionO cipó-titica, na verdade é uma raiz que, quando madura, apresenta-se fibrosa, resistente e flexível. Devido a essa característica, esse Produto Florestal Não Madeireiro ? PFNM é muito usado para confeccionar adornos, cestaria, objetos de decoração e móveis, dos mais simples ao mais luxuoso. O Estado do Amapá é o maior produtor desse PFNM e na década de 2000 era o maior exportador, sendo o estado com maior aparato legal para regulação da exploração desse recurso florestal. No Amapá também foram realizadas várias pesquisas, não apenas para entender a sua ecologia, mas visando, principalmente, gerar índices técnicos para orientar a definição de regras de coleta e facilitar o manejo da espécie. Assim, o objetivo deste capítulo é apresentar uma metodologia para inventariar plantas de cipó-titica, desde o estágio de plântulas até o indivíduo adulto, bem como suas raízes, maduras e não maduras. No capítulo é mostrado todos os parâmetros para se realizar um bom inventário, considerando inclusive os procedimentos pré-inventário. São destacadas todas as categorias de planta de cipó-titica e suas raízes e dos forófitos, planta que hospeda o cipó-titica, já que se trata de uma hemiepífita. É mostrado também o passo a passo da realização do inventário, desde a demarcação e implantação das áreas, aberturas de transectos até a marcação dos forófitos e raízes do cipó-titica. Além disso, foram anexadas modelos de ficha de campo para facilitar a atividade. Espera-se que esse capítulo seja uma contribuição para subsidiar o manejo das raízes de cipó-titica, usada não apenas pelos extratores de cipó, mas também pelos tomadores de decisão do Estado do Amapá e de todos os estados onde há ocorrência desse recurso florestal tão valioso, ecológico e economicamente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSociobiodiversidade
dc.subjectHeteropsis flexuosa
dc.titleInventário de cipó-titica (Heteropsis flexuosa (Kunth) G. S. Bunting) para subsidiar o manejo da espécie.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroEconomia Florestal
riaa.ainfo.id1133005
riaa.ainfo.lastupdate2021-07-16
dc.identifier.doi10.37885/210504880
dc.contributor.institutionANA CLAUDIA LIRA GUEDES, CPAF-AP; JOÃO NELSON NASCIMENTO SILVA-JÚNIOR, UNIFAP; BRUNO COSTA DO ROSÁRIO, INPA; SUELLEN PATRÍCIA OLIVEIRA MACIEL, UEAP; MARCELINO CARNEIRO GUEDES, CPAF-AP.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAF-AP-2021-Inventario-cipo-titica.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace