Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131941
Title: Qualidade higiênico-sanitária de manivas cozidas comercializadas em Belém, PA.
Authors: FREITAS, A. F. de
ABREU, L. F.
NORONHA, A. C. da S.
LEHALLE, A. L. de C.
Affiliation: ALESSANDRA FERRAIOLO DE FREITAS, CPATU; LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; ALOYSEIA CRISTINA DA SILVA NORONHA, CPATU; ANANDA LEÃO DE CARVALHO LEHALLE, UFPA.
Date Issued: 2021
Citation: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2021.
Pages: 15 p.
Description: A maniva é obtida do cozimento das folhas da mandioca do gênero Manihot muito usada na culinária paraense. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade higiênico-sanitária de manivas cozidas comercializadas em Belém, PA. Foram analisadas amostras de cinco estabelecimentos (M1, M2, M3, M4 e M5) quanto à presença de sujidades e matérias estranhas, Salmonella spp., coliformes termotolerantes, Staphylococcus coagulase positiva e Bacillus cereus. Não foram encontradas matérias estranhas, em nível macroscópico, em nenhuma amostra. Em nível microscópico, M2 e M3 apresentaram material estranho não constituinte do produto. Microbiologicamente, todas as amostras estavam de acordo com legislação, em relação aos parâmetros para Salmonella spp., contagem de Staphylococcus coagulase positiva e contagem de Bacillus cereus. Apenas M1 e M2 apresentaram-se dentro dos limites estabelecidos para coliformes termotolerantes. As amostras M2 e M3 estão em desacordo com a Instrução Normativa Nº 1 da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará e as Resoluções da Diretoria Colegiada Nº 14 e Nº 175 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária quanto à presença de sujidades e matérias estranhas. As amostras M3, M4 e M5 estão em desacordo com a Instrução Normativa Nº 1, pois apresentam contaminação por coliformes termotolerantes acima do limite máximo estabelecido.
Thesagro: Maniva
Mandioca
Manihot Esculenta
Legislação de Alimento
Keywords: Folha de mandioca
Maniva cozida
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 148).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC-05-20-BPD-AINFO.pdf2.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace