Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130787
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALBRECHT, J. C.
dc.contributor.authorCHAGAS, J. H.
dc.contributor.authorSOARES SOBRINHO, J.
dc.contributor.authorSCHEEREN, P. L.
dc.contributor.authorFRONZA, V.
dc.date.accessioned2021-03-24T01:32:19Z-
dc.date.available2021-03-24T01:32:19Z-
dc.date.created2021-03-18
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationPlanaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1130787-
dc.descriptionA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Embrapa Cerrados e da Embrapa Trigo, vem desenvolvendo um programa de melhoramento genético de trigo para a região do Cerrado do Brasil Central, que tem como principais metas a obtenção de cultivares com maior produtividade, maior estabilidade de rendimento de grãos, melhor qualidade industrial e maior tolerância e/ou resistência às principais doenças ocorrentes na região. Esse programa é constituído pela criação e experimentação de cultivares de trigo para o cultivo na safrinha (sem irrigação) ou sequeiro e para o sistema de cultivo irrigado. No Cerrado do Brasil Central, as cultivares são substituídas principalmente por perderem a tolerância ou a resistência às variações dos patógenos causadores de doenças, pela necessidade de se criarem cultivares mais produtivas do que aquelas em cultivo e pelas exigências de mercado, especialmente em termos de qualidade industrial para panificação. O ganho de produtividade no Programa de Melhoramento de Trigo para a Região do Cerrado desde o lançamento das cultivares Embrapa 22 e Embrapa 42 tem sido na ordem de 2,5 t/ha em um período de 25 anos. Na década de 1990, a média produtiva dessas cultivares era de 4,5 t/ha (Albrecht et al., 2004). Atualmente, com o lançamento de novas cultivares, como a BRS 394, a produtividade média saltou para aproximadamente 7,0 t/ha. Neste trabalho, objetiva-se apresentar as principais propriedades da cultivar BRS 394, tais como produtividade, reação às doenças, qualidade industrial, características agronômicas da planta e informações sobre seu cultivo, visando auxiliar os produtores e os agentes da assistência técnica na adoção de práticas mais adequadas para que essa cultivar expresse todo o seu potencial genético.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Cerrados. Circular Técnica, 44).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleTrigo BRS 394: cultivar para o Cerrado do Brasil Central.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroTrigo
dc.subject.thesagroVariedade
dc.subject.thesagroCerrado
dc.format.extent212 p.
riaa.ainfo.id1130787
riaa.ainfo.lastupdate2021-03-23
dc.contributor.institutionJULIO CESAR ALBRECHT, CPAC; JORGE HENRIQUE CHAGAS, CNPT; JOAQUIM SOARES SOBRINHO, CNPT; PEDRO LUIZ SCHEEREN, CNPT; VANOLI FRONZA, CNPT.
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Circ-44-Julio-Albrecht-ainfo.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace