Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALVES, R. M.
dc.contributor.authorCHAVES, S. F. da S.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. P. de
dc.date.accessioned2021-01-27T09:03:36Z-
dc.date.available2021-01-27T09:03:36Z-
dc.date.created2021-01-26
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBelém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129561-
dc.descriptionTorna-se extremamente oportuno e necessário que os genótipos que poderão se transformar em cultivares tenham plasticidade fenotípica suficiente para produzir adequadamente, independente dos ambientes onde serão cultivados. Esta pesquisa teve a finalidade de avaliar 25 progênies de irmãos completos de cupuaçuzeiro, em três propriedades comerciais em Tomé-Açu, no Nordeste Paraense, instalados em Sistemas Agroflorestais (SAFs), visando selecionar as mais eficientes na produção média de frutos e resistentes à Moniliophthora perniciosa. Os ensaios foram instalados em 2005, tendo sido conduzidos por 14 anos em campo e avaliadas 11 safras consecutivas. Obedeceram ao delineamento experimental de blocos casualizados com 25 tratamentos, cinco repetições e três plantas na parcela. Como variáveis de resposta foram computados o número de frutos por planta por safra; o peso médio de frutos por planta por safra (kg) e a produção de frutos por planta por safra (kg). Ainda, considerou-se a porcentagem de plantas sintomáticas para M. perniciosa com relação ao total de plantas na progênie, para avaliação da resistência ao ataque do fungo. A análise de variância conjunta revelou diferenças entre os ambientes e entre progênies, havendo interação das progênies com os ambientes/experimentos somente para número de frutos. Foi observado que o ambiente 2, a pleno sol, foi o mais favorável para produção, enquanto, no ambiente 1, um SAF com bacurizeiro, as plantas se mantiveram mais tolerantes à M. perniciosa. Foram selecionadas dez progênies com base, simultaneamente, no comportamento produtivo e resistência à M. perniciosa, que deverão ser recomendadas aos produtores de cupuaçuzeiro de Tomé-Açu.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 146).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleValor produtivo e adaptativo de progênies de cupuaçuzeiro na microrregião de Tomé-Açu.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroCupuaçu
dc.subject.thesagroTheobroma Grandiflorum
dc.subject.thesagroProdução Vegetal
dc.subject.thesagroProgênie
dc.subject.thesagroFruta Tropical
dc.subject.thesagroVariedade Resistente
dc.format.extent227 p.
riaa.ainfo.id1129561
riaa.ainfo.lastupdate2021-01-26
dc.contributor.institutionRAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; Saulo Fabrício da Silva Chaves, MESTRANDO UFV; RAIMUNDO PARENTE DE OLIVEIRA, CPATU.
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD146.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace